Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011, atualizada às 18h19

Verão trará chuvas de curta duração e de forte intensidade para a Zona da Mata

Aline Furtado
Repórter
Céu em JF

Com início marcado para as 3h30 desta quinta-feira, 22 de dezembro, o verão deve trazer, para a Zona da Mata mineira, mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, conforme informações do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte.

Com isso, serão registradas chuvas de curta duração e de forte intensidade, principalmente no período da tarde. A previsão é de que as precipitações sejam acompanhadas por trovoadas e por rajadas de vento, provocadas pelo aumento do ar sobre o continente.

As chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul, cuja principal propriedade é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. Ainda segundo a previsão, dependendo da característica do período chuvoso, a estação pode ser caracterizada pela ocorrência dos chamados veranicos, ou seja, períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias.

Chuva diminui a partir da quinta

Nesta quinta-feira, 22, a Zona da Mata pode registrar diminuição das chuvas devido à dissipação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. A temperatura mínima deve permanecer estável, entre 15º C e 17º C. Já a máxima apresenta elevação em comparação com esta quarta-feira, 21, com termômetros marcando entre 31º C e 33º C. No próximo final de semana, o céu deve ficar parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

ACESSA.com - Ver?o trar? chuvas de curta dura??o e de forte intensidade