Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011, atualizada às 19h

Seis famílias estão desalojadas em JF por causa das chuvas. Defesa Civil registra 90 ocorrências em 24h

Jorge Júnior
Repórter
chuvas

Por causa da forte chuva que começou na tarde da última quarta-feira, dia 27 de dezembro, em Juiz de Fora, seis famílias foram orientadas a deixarem suas casas. Desse número, duas famílias são do Sagrado Coração, uma do Jardim Cachoeira, uma do Ipiranga e duas do Santa Efigênia. Elas foram para casas de vizinhos e parentes.

Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24h foram registradas 90 ocorrências. Do total, 17 foram na Zona Leste; cinco na região Oeste, três na Norte, 16 na Zona Sudeste, duas na Zona Noroeste, duas no Centro. A região que teve o maior número de registro foi a Zona Sul, com 45 (ver mapas).

Segundo a assessoria do departamento, 52 ocorrências apontaram escorregamento de terras. Ameaças de escorregamentos foram sete e desabamentos de muros de contenção foram seis. A situação mais grave foi no bairro São Geraldo, na rua Clóvis Seroa da Motta, onde quatro casas ficaram inundadas por um córrego que passa ao fundo. Um deslizamento de terra provocou a queda de uma árvore na avenida Prefeito Mello Reis, no bairro Aeroporto, na manhã desta quarta-feira. Outro deslizamento na rua Bady Geara, Ipiranga, deixou a via enlameada, mas de acordo com a Defesa Civil, a limpeza já foi feita no local.

Além da remoção de terra, as frentes de trabalho da Defesa Civil atuam na correção de erosões causadas pela força da água e na limpeza de alguns pontos com o caminhão-pipa. Uma ponte para pedestres no Bairro Retiro, que também foi danificada, está sendo refeita para restabelecer o trânsito dos moradores da região. A previsão é de término dos serviços ainda nesta quarta-feira. Conforme a equipe da Secretaria de Obras (SO), os serviços terão sequência nesta quinta-feira, 29, para corrigir os problemas e restabelecer a normalidade nos bairros atingidos. Sete cestas básicas, 13 colchonetes, 19 colchões, dez jogos de cama e 560 metros de lonas plásticas foram doadas para as pessoas desalojadas.

Chuvas
Córrego do Santa Luzia

Nas últimas 24 horas choveu o equivalente a 76 mm, o que representa 23,3% do esperado para todo o mês de dezembro na cidade, que é de 327 mm. Segundo o meteorologista da PUC Minas, Heriberto dos Anjos, o acumulado deste mês até a tarde desta quarta-feira já chegou a 332,8 mm. Várias regiões da cidade ficaram alagadas, como mostram as imagens registradas por internautas na rua Espírito Santo (foto acima) e no bairro Santa Luzia(foto à esquerda).

Nesta quinta, 29, a temperatura mínima deve ser de 17º C, e a máxima, 24º C, em Juiz  de Fora. Já na Zona da Mata os termômetros devem variar entre 16º C, a mínima, e a máxima, 26º C.

Previsão da virada

A previsão do tempo para a virada do ano em Juiz de Fora é de chuvas. Segundo informações do meteorologista, em virtude de uma frente fria que atua no litoral fluminense, o fim de semana será com chuvas principalmente a tarde. "O tempo terá com incidências de raios e rajadas de ventos." De acordo com Anjos, no Norte do Rio de Janeiro, no Leste de Minas Gerais e em todo o estado do Espírito do Santos, a previsão é de chuvas fortes. No Centro, Leste e Sul do Rio, o tempo deve ficar estável. "No litoral paulista o tempo vai ficar estável e o sol deve aparecer. No Sul da Bahia, a previsão também é de chuvas fortes."

Estado de emergência em Minas

Subiu de 31 para 35 o número de municípios de Minas Gerais em situação de emergência por causa das fortes chuvas, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira, pela Defesa Civil estadual. As cidades de Alagoa, Claro dos Poções, Alvinópolis e Timóteo decretaram situação de emergência depois de registrarem pontos de alagamento, deslizamentos de terra e destruição de pontes e estradas nos últimos dias. Foram registradas duas mortes em Reduto e Governador Valadares. O número de feridos chega a 31.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

ACESSA.com - Seis fam?lias est?o desalojadas em Juiz de Fora por causa das chuvas