Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012, atualizada às 18h55

População de Além Paraíba está sem água há quatro dias

Aline Furtado
Repórter
Trabalho da Copasa

Cerca de 40 mil moradores de Além Paraíba estão há quatro dias sem água, desde segunda-feira, 9 de janeiro. De acordo com nota divulgada pela Companhia de Saneamento (Copasa), responsável pelo abastecimento na cidade, a falta de água foi acarretada pelas fortes chuvas, que destruíram a estrutura de concreto onde estavam instalados tubos de distribuição.

Uma estrutura de 30 toneladas chegou a ser deslocada devido à enchente. A Copasa destacou que cerca de 40 colaboradores, além de técnicos terceirizados, continuam trabalhando para colocar novamente em operação o sistema de produção de água.

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, equipes da Copasa tentaram normalizar o abastecimento, mas parte da tubulação que não havia sido destruída pelas enchentes, e que foi utilizada para instalar a bomba, não suportou e ficou ainda mais danificada, provocando vazamentos na adutora.

A maior dificuldade da empresa tem sido reinstalar os encanamentos que foram destruídos. Uma estrutura de concreto, construída para sustentar a adutora que leva a água até a estação de tratamento, foi destruída pela força das águas do ribeirão Aventureiro, que levantou oito tubos de ferro fundido, com 5,8 metros de comprimento e 500 milímetros de diâmetro, pesando quase uma tonelada cada um deles.

Durante esse período, a distribuição de água na cidade está sendo feita por meio de dez caminhões-pipa e, ainda, dois veículos equipados para levar água potável à população. Foram distribuídas cerca de 1.400 caixas de copos de água à população.

153 cidades em situação de emergência

Segundo boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta sexta-feira, o número de cidades em situação de emergência subiu para 153. Entraram para a lista Aimorés, Campanário, Carmésia, Entre Folhas, Ipaba e São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce; Além Paraíba, Divinésia e Reduto, na Zona da Mata; Carmo do Cajuru, Santana do Jacaré e Santo Antônio do Amparo, na região Centro-Oeste; Itacarambi e Jequitaí, no Norte; Conceição da Barra de Minas e Coronel Xavier Chaves, na região Central de Minas.

No Estado, 215 municípios foram afetados de alguma forma pelas chuvas, atingindo cerca de 3,1 milhões de pessoas. Destas, 50.869 ficaram desalojadas e 4.202 estão desabrigadas. Desde outubro, 570 imóveis e 247 pontes ficaram destruídas.

ACESSA.com - Popula??o da ciade de Al?m Para?ba est? sem ?gua h? quatro dias