Quatrocentos policiais farão o policiamento no desfile da Banda Daki A programação prevê interdições, inversões de sentido de circulação de vias, proibições de estacionamento e alterações nos itinerários dos ônibus
Repórter
15/2/2012
Quatrocentos policiais militares estarão nas ruas centrais de Juiz de Fora, além de atuarem também em alguns bairros, a fim de garantir segurança aos foliões que irão participar da Banda Daki, neste sábado, 18 de fevereiro.
"A intenção é atuar não só na avenida Rio Branco e nas ruas do entorno, mas também nos bairros, a fim de que tanto os juiz-foranos quanto os moradores de cidade vizinhas que venham brincar em Juiz de Fora fiquem em segurança", destaca o assessor de comunicação da Polícia Militar (PM), major Sebastião Perpétuo Justino.
Além do efetivo, serão colocados gradis que bloquearão as ruas perpendiculares à avenida Rio Branco, desde a rua Benjamin Constant até a rua Fernando Lobo, assim como o Parque Halfeld, o Largo do Riachuelo e a passagem da avenida dos Andradas para a Rio Branco. "É uma forma de facilitar a atuação dos policiais no caso de suspeita de uso de drogas, armas, além dos focos de briga. Militares estarão circulando pelas ruas, a fim de coibir qualquer ato que fira a integridade dos foliões."
- Mulheres mostram que também entendem de Carnaval no Bloco do Batom
- Desfile da Banda Daki será antecipado em meia hora para garantir segurança
A novidade deste ano são quatro pontos de observação especial, que permitirão que os policiais observem os presentes e identifiquem qualquer movimentação suspeita. "Os pontos não serão divulgados para que não haja comprometimento do trabalho", destaca o major. Os policias que atuarão nesses locais farão uso de binóculos, câmeras e radiocomunicadores. Ele lembra que poderá haver abordagem em veículos e coletivos que seguirem em direção à região central.
Trânsito muda na região central
Junto com o anúncio a respeito do policiamento, na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) apresentou, durante coletiva de imprensa (foto acima), o esquema especial de transporte público e tráfego para a realização do desfile da Banda Daki, neste sábado, a partir das 12h30. A programação prevê interdições, inversões de sentido de circulação de vias, proibições de estacionamento (ver mapa) e alterações nos itinerários de transporte coletivo urbano (ver anexo).
Os desvios serão efetuados pelos 29 agentes de trânsito e por policiais militares, que ficarão nos principais cruzamentos, orientando a população. A previsão é que a avenida Rio Branco seja liberada a partir das 17h30 de sábado, após os trabalhos de limpeza feitos pelos funcionários do Demlurb, juntamente com trabalhadores contratados temporariamente.
O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, lembrou que as obras da Rio Branco serão vistoriadas no início da noite desta quinta-feira, dia 16. "Vamos retirar equipamentos, tapar buracos e retirar também possíveis materiais que impeçam e causem risco aos foliões. Com isso, as obras serão paralisadas nesta quinta-feira, e voltam à meia-noite de domingo." Ele lembrou que a autorização quanto ao desfile da Banda Daki ocorreu por se tratar dos 40 anos de formação, já que a cidade passa por obras de reestruturação, com foco, atual, na via por onde passa o bloco.
Veja as mudanças
1 - Interdição total
- Entre 10h e 12h30 – Largo do Riachuelo;
- Entre 12h e 17h30 – Avenida Rio Branco, entre a rua Barão de Cataguases e a avenida Procópio Teixeira.
2 – Proibição de estacionamento
- A partir das 0h – rua Roberto de Barros;
- A partir de 7h - rua Paulo de Frontin.
3 – Mudanças na circulação
- Entre 8h30 e 13h:
- Inversão de mão de direção da rua Rei Alberto, entre a avenida Barão do Rio Branco e rua Santo Antônio;
- Avenida dos Andradas, entre as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Barão de Cataguases;
- Rua Paula Lima, entre rua Doutor João Pinheiro e avenida dos Andradas;
- Rua Santo Antônio, entre rua Barão de Cataguases e rua Paula Lima;
- Início do desfile: avenida dos Andradas, entre as ruas Barão de Cataguases e Silva Jardim.
- A partir das 12h:
- Avenida Barão do Rio Branco (pista central): entre rua Barão de Cataguases e avenida Doutor José Procópio Teixeira;
- Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral – sentido Manoel Honório/Bom Pastor): entre rua Barão de Cataguases e rua Espírito Santo;
- Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral – sentido Bom Pastor/Manoel Honório): entre as ruas Espírito Santo e Barão de Cataguases;
- Rua Santa Rita, entre rua Batista de Oliveira e avenida Barão do Rio Branco;
- Rua Fernando Lobo;
- Rua Floriano Peixoto, entre rua Santo Antônio e avenida Getúlio Vargas.
Passarela do Samba
Já durante os desfiles na Passarela do Samba, nos dias 19, 20 e 21, a segurança será reforçada por 150 policiais. Em função dos desfiles de escolas de samba na avenida Brasil, a margem direita da via, entre a Ponte Domingos Alves Pereira e a avenida Barão do Rio Branco, ficará fechada das 22h desta sexta-feira, 17, até as 18h da quarta-feira, 22. Durante esses dias, a margem esquerda da avenida funcionará em esquema de mão dupla entre a rua Américo Lobo e a avenida Rio Branco (ver mapa).
Neste período, também estarão interditadas as seguintes vias: rua Duarte de Abreu, entre avenida Brasil e rua Henrique Burnier; rua Senador Feliciano Pena; rua Barão de Ibertioga; travessa Nestor V. de Magalhães (Partido Alto); rua Oscar Surerus, entre rua Agassis e avenida Brasil; rua Frederico Lage, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; rua Dr. Luiz Andrés, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; e rua Mariano Procópio, entre rua Antonio Lagrota e Marechal Setembrino de Carvalho. O trânsito será permitido apenas aos moradores da região.
Além das interdições, a região terá as seguintes alterações:
- Implantação de mão dupla na rua Américo Lobo, entre avenidas Rui Barbosa e Brasil.
- Inversão no sentido de circulação da rua Antônio Lagrota, sentido Mariano Procópio/avenida Brasil.
- Inversão no sentido de circulação na Rua Henrique Burnier, entre a rua Tereza Cristina e avenida Rui Barbosa, neste sentido.
- Será permitida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da avenida Barão do Rio Branco (sentido Manoel Honório/Centro) em direção a avenida Brasil (margem direita) na ponte do Manoel Honório.
- Fica proibida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da avenida Brasil (margem esquerda) em direção à ponte do Manoel Honório.
- No sábado, fica proibida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da rua Bernardo Mascarenhas em direção à rua Tereza Cristina, com liberação prevista de acordo com avaliação dos agentes de Trânsito.
- Na segunda-feira, as ruas Luiz Andrés e Duarte de Abreu, entre a avenida Brasil e a rua Henrique Burnier, serão utilizadas para concentração dos carros alegóricos.
Os agentes de Trânsito e o Pelotão de Trânsito darão atenção especial aos seguintes cruzamentos:
- Avenida Brasil (margem direita) com Avenida Rui Barbosa;
- Avenida Rui Barbosa com Rua Américo Lobo;
- Rua Américo Lobo com Avenida Brasil (margem esquerda);
- Avenida Brasil com Avenida Barão do Rio Branco (duas margens).
Confira as mudanças no itinerário dos ônibus nos dias de desfile
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!