Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012, atualizada às 18h33

Funcionários da Cesama fazem protesto por plano de cargos e salários

Da Redação
Foto da manifestação

Funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) promoveram, nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, uma manifestação em frente ao posto de atendimento da companhia, na avenida Barão do Rio Branco, pela adequação do plano de carreiras e salários.

Segundo denúncia do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), a companhia teria implementado um plano de cargos e salários em 2007, com distorções, e havia acordado a realização de reformas no texto, a partir do último acordo coletivo da classe, válido a partir de 30 de março de 2011.

No entanto, a empresa não teria executado os reparos no plano, mantendo distorções que continuariam prejudicando algumas funções. Por essa razão, desde agosto de 2011, sindicato e empresa negociam a aplicação do tratado que estaria definido desde o último acordo coletivo. Diante da negativa da empresa em executar o acordo com as exigências do sindicato, os funcionários optaram por promover a manifestação.

O protesto chamou a atenção da Cesama e a diretoria da empresa recebeu, na tarde desta quarta-feira, 29, líderes do sindicato, a fim de resolver a situação. Segundo informa a assessoria da empresa, durante a reunião, ficou acordado que no dia 20 de março será apresentada uma nova proposta de plano de carreiras e salários a ser analisada pelos sindicalistas. A proposta não incluiria, ainda, discussão sobre a campanha salarial de 2012.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Funcion?rios da Cesama fazem protesto por plano de cargos e sal?rios