Padroeiro da cidade

Por

13 de junho: dia de Santo Ant?nio Padroeiro da cidade deve levar 30 mil pessoas ? Catedral
nesta quarta-feira. Distribui??o de p?ezinhos chega a 40 mil

Fernanda Leonel
Rep?rter
12/06/2007

Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, Juiz de Fora comemora o Dia de Santo Ant?nio, padroeiro da cidade. Um dos santos mais populares do Brasil, ? tamb?m um dos mais queridos da "Manchester Mineira".

"A f? no padroeiro j? se enraizou no povo, muitos t?m um carinho especial pelo santo", afirma o vig?rio geral da Arquidiocese, Padre Viana (no v?deo ao lado).

Pudera, al?m dos milhares de habitantes, o santo conhecido pelo seu poder casamenteiro tamb?m abra?a e protege a Arquidiocese, o Semin?rio Arquidiocesano, a Catedral Metropolitana e outras par?quias da cidade.

Para se ter uma id?ia, na Catedral, s? nesta quarta devem passar aproximadamente 30 mil pessoas, sendo que 40 mil p?ezinhos devem ser entregues aos fi?is.

"Todos depositam muitas esperan?as na fartura que o p?o pode trazer. Santo Ant?nio, que sempre olhou para os pobres, distribu?a todos os p?es do convento para quem estivesse com fome e com isso, carrega o simbolismo do alimento", explica Padre Viana.

Hist?rias de F?

Todas as mem?rias de inf?ncia de Ant?nio Roberto Cabral (foto) est?o rodeadas de valores religiosos. Ele lembra de ir com a fam?lia todos os domingos ? missa da sua cidade no interior do estado e da f? e devo??o de sua m?e, que chegou escolheu o nome dele, pela cren?a no santo casamenteiro.

"Me me acostumei a sempre recorrer a Santo Ant?nio, e ele sempre me atendeu. Passo na igreja quase todos os dias e nunca deixo de visitar ele", afirma Ant?nio.

Ainda solteiro, ele disse que n?o perdeu as esperan?as de encontrar uma companheira e que vai aproveitar o pr?ximo dia 13 para pedir uma "forcinha" em dobro. "Uma hora ele me atende. Quando eu nasci meu pai j? tinha 61 anos, ent?o ainda d? tempo de eu chegar l?". Al?m das preces na igreja, o devoto ainda carrega o Santo para onde vai na sua carteira.

A hist?ria n?o ? muito diferente com dona Maria L?cia Silva. Ela tamb?m ? uma das visitas cativas do padroeiro da cidade na Catedral Metropolitana.

Para a dona de casa, o poder do santo est? em toda a sua trajet?ria de vida. Ela afirma que admira a caridade do santo com os mais necessitados e que sempre pede ajuda a ele quando a "dispensa" est? ficando vazia.

"Amanh? venho aqui buscar meu p?o. H? muitos anos que eu nunca falto. Tenho que levar ele pra casa para me dar sorte o ano inteiro", diz Maria L?cia.

Semin?rio Arquidiocesano Santo Ant?nio
12/06 - Ter?a-feira
  • 18h ? Missa com ora??o pelos jovens namorados

    Dia 13/06 ? Quarta-feira
  • 17h ? Missa com ora??o pelos seminaristas com Dom Eurico dos Santos Veloso
  • Feira de Social de Santo Ant?nio: Dias 08,09,10 e 13 de junho
    Catedral Metropolitana de Santo Ant?nio
    12/06 - Ter?a-feira
  • 19h ? Novena com o tema ?Am?m?, participa??o das fam?lias, noivos e namorados

    Dia 13/06 ? Quarta-feira
    Missas: 06h, 08h, 10h ,12h, 14h, 16h, 18h e 20h - todas com distribui??o de p?ezinhos