Decoração de Natal

Por

Decora??o de Natal O Natal ? ?poca de colocar a imagina??o para funcionar e enfeitar a casa para deixar o esp?rito natalino ainda mais presente

Priscila Magalh?es
Rep?rter
21/12/07

Decorar as casas com temas natalinos est? se tornando cada vez mais comum em Juiz de Fora. ? s? dar um passeio pela cidade que podemos ver as casas iluminadas, com Papai Noel escalando chamin?s, ?rvores piscantes e bichos tocando instrumentos musicais.

Na casa de Maria Beatriz Guedes Martins (foto abaixo) pode-se fazer uma viagem pela "F?brica M?gica de Doces do Papai Noel", o tema da decora??o. "No jardim tem carrossel de biscoito, ?rvore de balas e pirulitos. As crian?as v?m aqui e ficam loucas com tudo isso. Dentro de casa tem Papai Noel de todos os tipos. Eles dan?am, cantam e andam nos brinquedos. Sem contar as ?rvores. Tenho quatro e uma ? toda de bala", diz Beatriz.

Gra?as ? ajuda das filhas a decora??o ficou pronta em cerca de 20 dias. No jardim, o que j? fazia parte da decora??o foi mantido e entrou para a encena??o da f?brica. "N?o tirei o que j? tinha no jardim. Tudo foi adaptado ? decora??o de Natal. Enrolei luzes nas ?rvores, nas janelas e na escada. S? acrescentei a decora??o de Natal e umas ?rvores secas para compor o visual". Materiais simples, como l?mpadas, isopor, espuma, nuvens e neve, foram usados na decora??o da F?brica do Bom Velhinho.

No interior da casa de Beatriz tamb?m est? tudo com o tema de Natal. Por?m, tudo o que j? faz parte da decora??o do dia-a-dia foi retirado. Banheiros, cozinha, salas e quartos est?o no clima de Natal, bem representados por panos de prato, len??is e fronhas do Papai Noel. "Eu sou f? do Papai Noel e do Natal. Para cada lugar que viajo, tenho o costume de trazer um boneco. E tenho v?rios que se movimentam", explica.

Segundo ela, a decora??o n?o fica barata, mas compensa. "Eu acabo gastando muito, porque empolgo. Mas vale muito a pena, pois eu adoro ver a casa bonita, toda decorada. O Natal ? uma paz e o esp?rito de Natal ? muito lindo. ? o nascimento de Jesus e precisamos comemorar", diz.

Enquanto Beatriz abusa das imagens do Papai Noel, Eliene Pinheiro da Silva (foto abaixo) n?o usou nehum boneco na decora??o da sua casa. "A minha netinha tem medo dele, ent?o preferi n?o usar", explica. Mas n?o ? por isso que a casa dela est? menos bonita. Eliene abusou da criatividade e criou a "Serenata de Natal".

"Fiz um coral com ursinhos. Montei um palco e coloquei todos eles sendo regidos por um maestro. Gravei um CD com m?sicas natalinas que fica tocando enquanto as l?mpadas estiverem ligadas. Espalhei animais grandes que se movimentam, como se estivessem dan?ando", explica.

Eliene tamb?m adaptou o que tinha na varanda e no jardim ? decora??o de Natal. Nas ?rvores, pendurou mini instrumentos musicais, como flautas, viol?es e cornetas. Nas pilastras, paredes, portas e ao redor do jardim, ela colocou notas musicais, contornou as janelas com luzes e colocou jardineiras com bicos de papagaio. Decora??o que demorou uma semana para ficar pronta.

Apesar de o Papai Noel n?o estar presente na decora??o, ele ? lembrado. "Coloquei o trono dele com a bengala. Ao lado, uma plaquinha com os dizeres 'Sa? para entregar presentes'. Meu lar precisa ter esp?rito natalino. A decora??o deixa o ambiente mais alegre e meu prazer ? acender todas essas luzes e ligar a m?sica quando come?a a anoitecer. A? vou at? o outro lado da rua e fico observando aquela beleza", completa.

Concurso

A casas de Maria Beatriz e Eliene est?o entre as premiadas no Concurso de Decora??o Natalina promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora. "A F?brica M?gica de Doces do Papai Noel", de Beatriz, ficou com a segunda coloca??o e a "Serenata de Natal", de Eliene, foi a quinta colocada.

O concurso recebeu 86 inscri?es e premiou as cinco primeiras casas, avaliando beleza, criatividade e harmonia. Os bairros centro, S?o mateus, Bairu e Granbery foram os que tiveram mais casas inscritas.