Ambientes com iluminação especial

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 28/04/2017

Os espaços contemporâneos, cada vez mais, investem em um cenário luminotécnico adequado, propagando com intensidade os reflexos brilhantes, expandidos através da luz, exaltando uma atmosfera aconchegante e um conforto lumínico, correspondentes com a estética dominante. A luminosidade é projetada através de raios empíricos, estabelecendo claridade em todos os ambientes, de maneira que prevaleça o aconchego e o conforto dos usuários. Na arquitetura e no design de interiores, o projeto profissional de um lighting desing, desenvolvido para os ambientes residenciais, corporativos, residenciais ou até mesmo para as áreas verdes do paisagismo, garantem aos espaços, equilibro e harmonia, somando estilo e sofisticação com os adornos decorativos, peças do mobiliário, revestimentos e a paleta de cores utilizada, mas, sempre visando atender as necessidades de cada grupo de pessoas, com funcionalidade e praticidade.

Luz valorizada

A luz é capaz de transformar a vida das pessoas, abduzindo de seus olhares muito mais que contemplação e sonhos, e, sim, admiração profunda pelo espaço em que vivem. Os raios da iluminância, resplandecem incessantemente as nossas personalidades e até quem somos, expressando os nossos sentimentos e estado de espírito, espalhando por todos os ambientes as nossas alegrias e boas vibrações. Para iluminar corretamente os ambientes é preciso analisar cada espaço, observar as suas dimensões, saber aproveitar a luz natural e direcionar com supremacia a luz artificial, através de pontos estratégicos que necessitem de uma claridade aguçada ou um feixe luz pontual.

Atualmente, as lâmpadas em LED são utilizadas, oferecendo baixo consumo de energia, maior durabilidade e uma temperatura tolerável, por não aquecer. Os ambientes podem ser transformados e mudar totalmente apenas com uma boa composição do jogo de luzes e cores, valorizando todo o projeto de uma forma eficiente e simples. O designer de interiores, Luiz Duque assina projetos de destaque em Juiz de Fora e região, assim como em outros estados brasileiros. O profissional é o responsável por mais um projeto, o bem montado espaço-vitrine (Krystall Iluminação), onde luminárias são destacadas de uma forma suave e intensa, com muita luz e sofisticação. "Eu acho que a luz é tudo, exalta todo o requinte do ambiente, você valoriza todo o espaço e o seu trabalho profissional com uma boa iluminação", resume o designer de interiores.

Ambientes iluminados

Para cada tipo de espaço existe uma intensidade de luz, uma lâmpada adequada e específica, uma luminária correta, que em uma perfeita sintonia de brilho e luz, os ambientes projetam com intensidade um efeito lumínico de acordo com a finalidade de seu uso. Entretanto, surgem várias questões, sobre como usar a reprodução do fluxo luminoso, seja amarelo ou branco, mesmo com o avanço tecnológico em pleno desenvolvimento. O tom amarelado das lâmpadas em LED, são recomendados para ambientes mais aconchegantes, como estar e jantar, quartos e espaços para descansar. As lâmpadas com a reprodução da luz branca, é mais fria, indicadas para banheiros e lavabos, cozinhas gourmet, espaços corporativos e até mesmo empresas de grande porte, onde mantém um staff de colaboradores que não podem distrair em suas funções. "Em cozinhas, existem um pouco de divergências, mas a luz fria é a mais indicada, ela não altera a coloração dos alimentos. As luminárias de embutir, com a tecnologia em LED é o ponto forte, deixando para jogar os pendentes sobre às bancadas e mesas, tentando evitar os cristais e vidros", analisa o profissional.

Para as salas de estar e os ambientes projetados para o jantar, além das chamadas "salas de almoço", a iluminação precisa ser agradável e transparente, causando um efeito sutil dentro de todo o espaço, acolhendo os usuários, para que possam permanecer o maior tempo possível, degustando pratos da culinária e especiarias. Uma sugestão é criar cenários com uma iluminação difusa e pontos estratégicos com luminárias pontuais, provocando o bem-estar e boas sensações. Já para os quartos, a sugestão é a mesma, porém, uma iluminação pontual é trabalhada para valorizar o ambiente e destacar detalhes da decoração, criando um convite ao descanso e ao relaxamento. "Para os quartos, recomendo uma iluminação indireta, sem abrir mão dos abajures, que são fundamentais para valorizar o ambiente, além de ficar mais aconchegante", ensina Luiz.

As lâmpadas constituem diferentes propagações de lúmen, como à Par 20, em LED, uma das mais recomendadas e podem ser utilizadas em quase todos os ambientes, proporcionando uma iluminação maravilhosa, com um efeito lumínico muito satisfatório. Já às lâmpadas R 70 são utilizadas para um home teather, evidenciando uma luz direcionada em um efeito surpreendente. As lâmpadas Par 30, conseguem de 7m à 8m de projeção, indicadas para projetos, onde, os espaços, apresentam, uma arquitetura interna elevada por um enorme desnível, o famoso "pé-direito alto".

Tendências

Além dos cinematográficos lustres e luminárias em cristal, que podem ser personalizados, outras peças com design exclusivos, também podem ser confeccionadas e tornarem-se únicas, de acordo com a idealização projetual de cada arquiteto, conceito desenvolvido através dos empresários Marta Carvalho e Marcelo Alves, profissionais antenados com as tendências do mercado, como a Feira Internacional de Milão e a Euroluz. "Neste ano de 2017, o cobre, o dourado mais forte e o rosé, estão em alta, assim como os pendentes, com um design bonito e bem elaborados, são tendências, quando você abre, às portas da sala, para receber, às pessoas ficam impactadas", explica Marcelo.

"Estamos sempre viajando para fora, encontrando com fornecedores para observar à produção das peças, como é elaborada e pode chegar à loja", analisa o empresário, que está sempre buscando diferenciais em sua requintada "griffe de luminárias", com peças exclusivas, propagando muito mais do que luz dentro dos ambientes, irradiando à arte de iluminar.

Para o designer de interiores Luiz Duque, as tendências surgem no decorrer do tempo, diversificando as tonalidades e o design de algumas peças, como as cores azul e verde, que estão em alta atualmente em Milão, refletindo no restante de todo o mundo. A iluminação, deve ser, sempre bem pensada e projetada dentro de um espaço, ela, conclui um trabalho de interiores bem feito. "Eu não sou adepto muito as cores, sou bem atemporal, dou preferência para os tons nudes, mais neutros, e uso às cores em algumas peças, como em adornos, almofadas e quadros", explica o designer.

Os empresários além de seguirem conceitos inovadores, ainda contemplam os renomados arquitetos e designers de interiores, com uma premiação anual, criando um vínculo para prestigiar os profissionais que estão sempre introduzindo em seus projetos essas luminárias que apresentam uma excelente qualidade e já são referências para o público exigente.

Espaço vitrine

O designer de interiores Luiz Duque é o grande nome convidado para assinar um espaço-vitrine, todo clean, destacando as luminárias em dois ambientes, em uma composição perfeita de plena harmonia. Em primeiro plano, no ambiente de estar, luminárias de tamanhos diferentes chamam a atenção, expostas cuidadosamente sobre um mobiliário clássico e atemporal (Jade Interiores) com cores neutras e suaves. O sofá, de linhas retas, confeccionado em tecido de linho natural, faz contraste com às mesas de apoio lateral, revestidas em lâminas de madeira clara e base de sustentação em metal rosé. As esculturas ergonômicas, lembrando um manequim humano, deixam o ambiente com mais personalidade, como às confortáveis poltronas de aproximação. Em segundo plano, no ambiente para jantar, uma mesa em laca branca, permite que os três lustres, verdadeiras joias, onde destacam-se os pendentes em cristal, sejam contemplados e admirados em grande estilo. "A vitrine, é o cartão postal de uma loja, e eu quis, trazer um conceito nova-iorquino, meio outono-inverno, aquele ambiente para ser fotografado", explica o designer de interiores.

Além de tantos artifícios, as ideias deste projeto do designer de interiores, desperta e provoca o interesse, em criar outras possibilidades para o uso das luminárias, saindo do óbvio e conferindo muito glamour aos espaços modernos. "Esta vitrine, tem como à finalidade, de mostrar às peças e produtos da loja, que tem muito à oferecer, com luminárias lindas, fazendo um mix de móveis e simulando um ambiente, mostrando como você deve usar à iluminação, neste espaço, utilizei três luminárias sobre à mesa, evidenciando várias possibilidades", ensina o designer.

Mas, com tantas opções envolventes, o designer, ainda fez a sugestão de algumas peças para deixar os ambientes com um toque lumínico diferenciado, para esta edição. Entretanto, para estar sempre em constante evolução nossos ambientes precisam estar bem iluminados, deixando a luminescência, criar muito mais que o resplendor da claridade, e sim, espaços capazes de refletir à fulgência nítida dos cintilantes feixes de luz, com à nitescência da luminosidade extrema.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Ambientes com ilumina??o especial