Terça-feira, 27 de março de 2012, atualizada às 17h57

Após protesto de estudantes, ônibus que atende ao ICH terá itinerário estendido

Jorge Júnior
Repórter
onibus

Após o protesto realizado pelos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na última quarta-feira, 21 de março, contra o serviço de transporte público, em que os alunos reivindicavam o trajeto do ônibus que atende ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), definiu que a linha de ônibus 525 (Universidade) terá seu itinerário estendido até o novo ICH em 29 horários diários a partir da próxima segunda-feira, 2 de abril.

A extensão, que será executada nos períodos de início e término de turnos das aulas, tem a proposta de oferecer mais opções de horários aos estudantes e funcionários do prédio, que, atualmente, já são atendidos pelas linhas 545, 555 e 755.

Os ônibus que farão a extensão do itinerário serão identificados com o nome UFJF/Novo ICH. Eles circularão entre os seguintes períodos: das 7h às 8h30, das 12h às 14h, das 16h30 às 19h30 e das 21h às 22h30. A linha poderá ter uma pequena alteração no seu quadro de horários, visto o tempo de viagem a ser incluído no itinerário, calculado em cerca de quatro minutos. Para evitar prejuízos aos usuários, a Settra vai incluir quatro novos horários: às 16h50 e às 17h32 (saindo do bairro) e às 16h46 e 17h45 (saindo do Centro).

Vitória parcial para os estudantes

O coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Felipe Fonseca, ressalta que essa decisão foi fundamental para o ICH. "A demanda era urgente, já que o instituto mudou de local. Mas, essa é uma vitória parcial, resultado da nossa manifestação, uma vez que já tinham sido encaminhados diversos ofícios à Settra, solicitando essa mudança."

Fonseca afirma que os estudantes vão continuar lutando para aumentar a oferta de ônibus na Universidade. "Os veículos vão continuar lotados e os horários reduzidos. A ideia é manter o movimento em outras faculdades, que também sofrem com esse problema", diz. Segundo o coordenador, uma reunião está marcada para esta sexta-feira, 30 de março, onde os estudantes vão definir os rumos do manifesto. "Estamos cansados desses atrasos."

A extensão foi definida após estudo técnico realizado pela secretaria na última sexta-feira, 23, e acompanhado por representantes da UFJF. Para a análise, técnicos da secretaria estiveram no ponto de ônibus em frente ao prédio, em três períodos do dia, para fazer a contagem de quantos passageiros embarcavam e desembarcavam no local.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Ap?s protesto, ?nibus que atende ao ICH ter? itiner?rio estendido