Quinta, 12 de abril de 2007, atualizada ?s 13h02

800 mil motoristas deixam de pagar IPVA em Minas

Cerca de 800 mil contribuintes deixaram de pagar o IPVA 2007 no estado de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), a arrecada??o chegou a R$ 1,25 bilh?o no per?odo entre janeiro e mar?o. O levantamento mostra, ainda, que os d?bitos concentram-se entre os carros e motos mais antigos, com imposto que chegam at? R$ 250.

O relat?rio dos ve?culos com d?bito ser? encaminhado ? Pol?cia Militar para refor?ar a fiscaliza??o nas ruas. Uma s?rie de blitzen devem ser realizadas em todo o Estado.

Pago fora do prazo, o IPVA sofre corre??o de 0,3% ao dia e multa de 20%, para os casos com atraso superior a 30 dias do vencimento. O contribuinte que n?o pagou o IPVA integral ou parte dele corre o risco de ser alcan?ado pela fiscaliza??o de tr?nsito, ser multado e ter o ve?culo apreendido.

O prazo para pagamento das tr?s parcelas do IPVA 2007, sem multa e juros, venceu entre os dias 11 de janeiro e 30 de mar?o de 2007, variando de acordo com o final da placa do ve?culo.

Para calcular o valor devido ap?s o vencimento, com os acr?scimos legais, a SEF orienta os propriet?rios de ve?culos a procurar as ag?ncias banc?rias credenciadas ou as unidades de atendimento da pr?pria secretaria. A guia de arrecada??o (GA7B), emitida por interm?dio de aplicativo dispon?vel no site www.fazenda.mg.gov.br , informa o valor original, sem multa e juros.