Quarta, 13 de setembro de 2007 - atualizada ?s 18h45, em 14 de setembro

Quase 150 funcion?rios dos Correios n?o compareceram aos seus postos de trabalho, em Juiz de Fora, devido ? greve


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os trabalhadores da Empresa de Correios e Tel?grafos decidiram, em assembl?ia realizada, na ?ltima quarta-feira, dia 12 de setembro, pela paralisa??o das atividades. Segundo o diretor de forma??o sindical e sa?de do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora, Geraldo Fran?a, as condi?es de trabalho est?o muito ruins e esse foi um dor principais motivos para deflagarem a greve. "Estamos trabalhando muito, fazendo hora extra, porque est? faltando pessoal para trabalhar", reclama.

Em Minas Gerais, a paralisa??o est? restrita ? regi?o de Juiz de Fora, onde 145 empregados (1,5% do efetivo em Minas) n?o compareceram aos seus postos de trabalho. No entanto, o atendimento ao p?blico foi garantido, bem como as entregas dos objetos priorit?rios (sedex, faturas de concession?rias de servi?os p?blicos, sedex Mundi, malotes, encomendas PAC e Telegramas).

Em Belo Horizonte e demais cidades mineiras, segundo a assessoria de Comunica??o dos Correios DR/MG, as atividades de atendimento e distribui??o ocorreram dentro da normalidade. Foram suspensas as postagens de Sedex 10, Sedex Hoje, al?m do servi?o Disque Coleta. Ainda segundo a assessoria do ?rg?o, para assegurar a normalidade da presta??o dos servi?os, a ECT est? adotando um plano de conting?ncia para amenizar as conseq??ncias da paralisa??o junto aos clientes.

Reivindica?es
A categoria reivindica ainda reposi??o de 47,77% das perdas salariais ocorridas desde 1994, aumento salarial de R$ 200, contrata??o imediata de concursados e implanta??o de Plano de Cargos, Carreiras e Sal?rios, que n?o acontece desde 1995. "Atualmente, temos funcion?rios de 30 anos de casa ganhando menos que um funcion?rio com cinco anos de trabalho".

Geraldo acrescenta que uma reivindica??o muito importante ? o adicional de periculosidade para carteiros. "Os carteiros enfrentam muitas dificuldades no dia-a-dia. Andam no sol quente e muitos deles tem c?ncer de pele. Sem contar os assaltos, pois eles carregam documentos importantes e objetos de valor", explica.

Nos Correios de Juiz de Fora s?o mais de 350 funcion?rios e no pa?s mais de 110 mil. Ao todo, s?o 33 sindicatos no pa?s e todos eles est?o reivindicando melhorias.