Quarta-feira, 29 de outubro de 2008, atualizada ?s 19h

Minist?rio P?blico do Trabalho recebe pedido de interven??o nas demiss?es dos funcion?rios do HU/CAS



Daniele Gruppi
Rep?rter

O Minist?rio P?blico do Trabalho recebeu nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, um protocolo com o pedido de interven??o nas demiss?es dos funcion?rios do Hospital Universit?rio (HU) e Centro de Aten??o ? Sa?de (CAS).

A representante da comiss?o dos trabalhadores demitidos, Solange Maria da Cruz, justificou a iniciativa pela falta de retorno Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ap?s os di?logos. "Tivemos um encontro com o reitor Henrique Duque e ele ficou de rever a situa??o das gr?vidas e dos funcion?rios com doen?a cr?nica e depois n?o conseguimos mais marcar nenhuma reuni?o para saber a poisi??o da institui??o."

Os empregados pedem que o Minist?rio exija que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pague os direitos trabalhistas e previdenci?rios aos profissionais que atuavam mediante pro-labore. Pedem a auditoria no processo seletivo e, ainda, que a institui??o mantenha os trabalhadores em seus postos de trabalho, at? que uma haja uma solu??o verdadeira para a UFJF e os funcion?rios.

Os funcion?rios demitidos trabalhavam de forma irregular e o Minist?rio P?blico do Trabalho exigiu a regulariza??o. A Universidade tinha at? 2010 para prover o afastamento definitivo dos empregados contratados, entretanto, promoveu uma sele??o para contratar os novos funcion?rios, provocando uma demiss?o em massa.

Os empregados que fizeram a sele??o e foram contratados assumiram os postos de trabalho nas unidades de Santa Catarina e Dom Bosco no dia 10 de outubro. "Muitos funcion?rios que entraram recentemente j? sa?ram e alguns que tinham sido demitidos voltaram mediante pagamento de honor?rios pr?-labore, ou seja, as irregularidade continuam", afirma.