Tr?nsito de JF vai sofrer alterações para desfiles de Carnaval

Por

Tr?nsito de JF vai sofrer altera?es para desfiles de Carnaval
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013, atualizada às 16h20

Trânsito de Juiz de Fora vai sofrer alterações para os desfiles de Carnaval

Da redação

O trânsito e os ônibus que passam no entorno da avenida Brasil vão sofrer alterações para o desfile das escolas de samba, durante o período de Carnaval. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) será a responsável por fazer as intervenções. Na sexta-feira, 8 de fevereiro, o trânsito será totalmente interditado, a partir das 22h, nos seguintes trechos: avenida Brasil (margem direita), entre a ponte Domingos Alves Pereira e avenida Barão do Rio Branco; rua Duarte de Abreu, entre avenida Brasil e rua Henrique Burnier; rua Senador Feliciano Pena; rua Barão de Ibertioga; travessa Nestor V. de Magalhães; rua Frederico Lage, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; rua Dr. Luiz Andrés, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; rua Mariano Procópio, entre as ruas Antônio Lagrota e Marechal Setembrino de Carvalho. A liberação desses trechos está prevista para as 18h, da quarta-feira, 13.

Além disso, algumas ruas terão inversão em seu sentido de circulação, entre elas, a Antônio Lagrota, sentido Mariano Procópio/avenida Brasil, e a Coronel Vidal, entre as ruas Geralda M. De Barros e Tereza Cristina.

No sábado, 9, não será permitida a conversão à esquerda dos veículos que vêm da rua Bernardo Mascarenhas em direção à rua Tereza Cristina. Os agentes de trânsito vão avaliar este ponto e a liberação vai depender dessa avaliação.

No domingo, 10, a rua Oscar Surerus será interditada, mas liberado o acesso ao Clube Dom Pedro, durante o período da interdição.

Quando a passagem da linha férrea da rua Mariano Procópio com avenida dos Andradas estiver fechada, os veículos devem seguir, obrigatoriamente, em frente, na rua Mariano Procópio, em direção ao Centro.

Veículos com capacidade acima de quatro toneladas, provenientes da Zona Norte, em direção à avenida Brasil, deverão ir para a avenida Coronel Vidal, logo após a rodoviária.

Rotas alternativas

Os veículos que estiverem indo em direção ao Centro devem utilizar as seguintes rotas alternativas, com ressalvas para as exceções em duas rotas, no dia do desfile da Banda Daki (sábado, 9) e nos dias dos desfiles das escolas de samba:

  • Ruas Henrique Burnier e Tereza Cristina, avenida Coronel Vidal, rua Mariano Procópio, avenida dos Andradas (exceto no horário do desfile da Banda Daki);
  • Ruas Henrique Burnier e Tereza Cristina, avenida Coronel Vidal, ruas Mariano Procópio, Agassis, Oscar Surerus e avenida Brasil (exceto nos dias de desfile das escolas de samba);
  • Ruas Henrique Burnier e Tereza Cristina, avenidas Coronel Vidal e Rui Barbosa (ponte de Santa Terezinha);
  • Ruas Henrique Burnier e Tereza Cristina, avenida Coronel Vidal e ruas Mariano Procópio e Antônio Lagrota.

Alterações no transporte coletivo

Haverá alterações nos itinerários de algumas empresas cujas linhas normalmente trafegam pelas ruas que serão interditadas. Confira.

Viação Santa Luzia

Todas as linhas, com exceção daquelas que passam pela Garganta do Dilermando (102, 115, 116, 117, 121, 125, 130 e 136), deverão seguir o seguinte itinerário, no sentido bairro/Centro: rua Dr. José Eutrópio, avenida Brasil, ruas Professor Godinho, Henrique Burnier, Tereza Cristina, Coronel Vidal, Mariano Procópio, Antônio Lagrota e avenida Barão do Rio Branco (pista central). No sentido Centro/bairro estas linhas não terão alterações.

Auto Viação Norte

Todas as linhas (com exceção das 604, 620, 630 e 640) deverão seguir o itinerário no sentido bairros para o Centro, a partir da rua Bernardo Mascarenhas, passando pelas ruas Professora Violeta dos Santos, Benjamim Guimarães e avenida dos Andradas. No sentido Centro para os bairros: avenida dos Andradas, ruas Benjamim Guimarães, Professora Violeta dos Santos e Bernardo Mascarenhas, retornando ao itinerário normal.

As linhas 630 e 640 deverão seguir o seguinte itinerário, no sentido bairro para o Centro: ruas Coronel Vidal, Henrique Burnier, Tereza Cristina, Mariano Procópio, Antônio Lagrota e avenida Barão do Rio Branco, na pista central. As linhas 604 e 620 vão circular no sentido bairro para o Centro a partir da rua Coronel Vidal, seguindo pelas ruas Henrique Burnier, Tereza Cristina, Mariano Procópio, Antônio Lagrota e avenida Barão do Rio Branco (pista lateral).

Viação São Francisco

As linhas 700, 701, 702, 704, 705, 709 e 737 deverão seguir os seguintes itinerários: No sentido Centro/Zona Norte: avenida dos Andradas, ruas Benjamim Guimarães, Professora Violeta dos Santos e Bernardo Mascarenhas. No sentido Zona Norte para o Centro: ruas Bernardo Mascarenhas, Professora Violeta dos Santos, Benjamim Guimarães e avenida dos Andradas.

As demais linhas da Viação São Francisco que atendem a Zona Norte só terão alteração no sentido bairro para o Centro, e o itinerário será a partir da rua Coronel Vidal, seguindo pelas ruas Henrique Burnier, Tereza Cristina, Mariano Procópio, Antônio Lagrota e avenida Barão do Rio Branco, na pista central.

Pontos de ônibus desativados

Em virtude das alterações nos itinerários das linhas citadas, ficarão desativados os pontos de ônibus dos bairros para o Centro na avenida Brasil, entre as ruas Dr. Duarte de Abreu e Feliciano Pena, avenida Brasil (em frente ao Clube Dom Pedro) e o da rua Henrique Burnier, próximo à Geraldo M. de Barros, desativado somente no sábado, 9, até às 18h.

Do Centro para o bairro estará desativado o ponto da rua Mariano Procópio, em frente ao Museu Mariano Procópio. Para os passageiros da Auto Viação Norte e Viação São Francisco, haverá embarque e desembarque na rua Professor Violeta dos Santos, em frente aos números 19 e 149, para os passageiros que estiverem indo do bairro para o Centro. E na mesma rua, no cruzamento com a rua Benjamin Guimarães, para quem estiver indo do Centro em direção ao bairro.

Agentes de trânsito darão apoio nos principais cruzamentos da região do desfile das escolas de samba, e confirmaram que será garantido o acesso dos moradores de todas as ruas interditadas às suas residências.

Os textos são revisados por Juliana França

Ladrões invadem ônibus e trocador e motorista reagem ao assalto