Engenharia da Produção

Por

Vestibular da UFJF para Engenharia
da Produ??o acontece em julho

Luciana Mendon?a
13/06/2000

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, em julho de 2000, concurso vestibular para o novo curso de Engenharia da Produ??o. Ser?o oferecidas 20 vagas para o per?odo noturno (quarenta vagas anuais). As inscri?es acontecem de 19 a 30 de junho e a primeira etapa do vestibular est? marcada para os dias 10, 11 e 12 de julho. A segunda etapa ser? nos dias 17, 18 e 19 de julho.

O curso j? tem home-page. O endere?o ? www.engprod.ufjf.br


A agenda do Vestibular 2000/2? Semestre da UFJF
foi divulgada pela reitora Margarida Salom?o dia 13
de junho, em entrevista coletiva ? imprensa.
Acompanhando a reitora, ? esquerda, o diretor da
Faculdade de Engenharia, Luiz Carlos Tonelli e o
pr?-reitor de Gradua??o, Edson Vieira da Fonseca Faria.

Leia tamb?m


Cronograma do Concurso:

  • Inscri?es:
    De 19 a 30 de junho de 2000.
    Compra do Manual do Candidato 2000/2 (R$9) nas Ag?ncias dos Correios de Juiz de Fora. Recolhimento da taxa (R$58) e entrega do requerimento de inscri??o nas Ag?ncias dos Correios de Juiz de Fora. No ato da inscri??o ? obrigat?ria a apresenta??o do Requerimento de Inscri??o (preenchido e assinado pelo candidato e autenticado pelos Correios) acompanhado do original da c?dula de identidade (plastificada). Esta deve permitir a identifica??o e a confer?ncia de sua assinatura.

  • Rela??o candidato/vaga:
    Ser? divulgada no dia 5 de julho de 2000, na Pr?-Reitoria de Gradua??o, no Campus.

  • Comprovante definitivo de inscri??o
    Ser? entregue na Coordena??o dos Programas de Ingresso, no Campus, no dia 7 de julho de 2000, no hor?rio de 14h ?s 20h.

  • Primeira etapa:
    10, 11 e 12 de julho: de 19h ?s 22h, no Campus.
    • Dia 10: provas de L?ngua Portuguesa, Literaturas e L?ngua Estrangeira
    • Dia 11: Provas de Matem?tica, Hist?ria e Geografia
    • Dia 12: Provas de Biologia, F?sica e Qu?mica

  • Dia 14 de julho, aqui no JFService:
    Resultado dos aprovados na primeira etapa.

  • Segunda etapa:
    17, 18 e 19 de julho: de 18h30 ?s 22h30, no Campus.
    • Dia 17: prova de Reda??o
    • Dia 18: prova de F?sica
    • Dia 19: prova de Matem?tica

  • Dia 25 de julho, aqui no JFService:
    Publica??o das notas da Segunda Etapa.

  • Dia 26 de julho:
    Solicita??o de revis?o da corre??o das provas da Segunda Etapa de, no m?ximo, dois conte?dos. A revis?o somente poder? ser requerida na Coordena??o dos Programas de Ingresso, no Campus.

  • Dia 27 de julho, aqui no JFService:
    Resultado final (rela??o dos candidatos aprovados, com notas das duas etapas de todos os candidatos aprovados para a Segunda Etapa).

  • Mais informa?es:
    - Edital do vestibular 2000/2


O curso de Engenharia da Produ??o

A primeira turma de Engenharia da Produ??o da UFJF, a ser formada pelos 20 estudantes aprovados no vestibular de julho de 2000, tem in?cio das aulas previsto para agosto de 2000. No concurso vestibular 2001 da Universidade, 40 vagas ser?o disponibilizadas, sendo 20 para cada semestre.

O curso pode ser conclu?do em 8 per?odos (no m?nimo) e (no m?ximo) em 16. O curr?culo j? come?a com uma disciplina de conte?do espec?fico e h? uma integra??o dos demais conte?dos contextualizando-os em Engenharia de Produ??o. De acordo com o coordenador do curso, Vanderli Fava de Oliveira, o objetivo ? "atender aos setores de servi?os e tamb?m de com?rcio, ampliando a atua??o do profissional para todos os setores que se organizem a partir de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando ? melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da sa?de das pessoas atuando tanto em estudos, quanto em projetos e gerenciamento".

Segundo a reitora da UFJF, Margarida Salom?o, a cria??o do curso responde diretamente a uma necessidade local de desenvolvimento sustentado. "Empresas como a Belgo Mineira t?m interesse imediato na forma??o desses engenheiros", confirma a reitora. A demanda pelo curso cresce no pa?s na medida em que todos os setores precisam competir e oferecer melhores servi?os com melhor qualidade para a popula??o, nos mesmos n?veis de qualidade e produtividade, assim como na capacita??o tecnol?gica.

Margarida Salom?o informa que, para viabilizar o projeto, ser?o otimizados os recursos j? dispon?veis na Universidade para os cursos de Engenharia Civil e El?trica (laborat?rios, equipamentos, corpo docente), mas haver?, certamente, necessidade de se fazer novos investimentos.

Para saber mais sobre o curso, acesse:

Engenharia El?trica ter? curso noturno com 30 vagas

Durante a entrevista coletiva concedida ? imprensa nesta ter?a-feira, 13 de junho, a reitora da UFJF, Margarida Salom?o, anunciou a abertura do curso de Engenharia El?trica noturno, prevista para o primeiro semestre de 2001. Ser?o oferecidas 30 vagas, a serem disputadas no concurso vestibular de janeiro de 2001.

Prioridade para cursos ? noite

Com a cria??o de dois novos cursos noturnos, Engenharia da Produ??o e Engenharia El?trica, a UFJF passa a oferecer 595 vagas para o per?odo da noite, distribu?das em 12 cursos. Conforme a reitora Margarida Salom?o, o objetivo da UFJF ? diversificar o p?blico universit?rio, dando oportunidade ?queles que n?o poderiam estudar durante o dia.

Apesar de dispor de mais cursos, a UFJF n?o est? autorizada a contratar novos professores. O corpo docente, hoje, formado por quase 800 professores, requer, segundo Margarida Salom?o, a ocupa??o de 98 vagas (deixadas por servidores que se aposentaram, por exemplo). Isso representa uma car?ncia de mais de 10% no quadro docente da Universidade.