Quinta-feira, 6 de setembro de 2012, atualizada às 18h

Cerca de 300 mil veículos devem passar pela BR-040 durante o feriado prolongado

Nathália Carvalho
Repórter
Estradas feriado Dia da Independência

Com o feriado do Dia da Independência, celebrado nesta sexta-feira, 7 de setembro, o movimento nas estradas irá aumentar. A estimativa é de que cerca de 300 mil veículos trafeguem ao longo da BR-040 durante o feriado prolongado. Estes números representam uma alteração de 40% a 50% no tráfego do local. As informações são da concessionária que administra a estrada no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro.

Com o movimento, a Polícia Rodoviária Federal iniciou o esquema de monitoramento especial para o período, com o objetivo de fiscalizar intensivamente a fluidez do tráfego, de uma forma geral. A Operação Independência engloba a BR-040 e a BR-267 e iniciou-se às 0h desta quinta-feira, 6, e termina também às 0h deste domingo, 9. Não foi divulgado o número oficial de policiais que irão atuar na operação, mas as folgas foram canceladas.

Segundo a concessionária, o atendimento nas três praças de pedágio da 040 será reforçado com 50 papa-filas que atuarão em Duque de Caxias, Areal e Simão Pereira entre esta quinta, 6, e domingo, 9. Também haverá reforço no serviço de reboques à disposição dos usuários.

A recomendação aos motoristas que pretendem viajar é que evitem os horários de maior fluxo de tráfego da rodovia. Nesta quinta, é de 11h às 18h, na sexta, entre 9h e 18h, no sábado, entre 10h e 18h e no domingo será entre 11h e 17h.

Esquema da PM

A Polícia Militar (PM) informou que fará intervenções policiais planejadas, para coibir a prática de ações criminosas diversas e auxiliar na segurança do trânsito, por meio da operação também denominada Independência. Todo o efetivo administrativo e operacional da unidade será empregado em abordagens a veículos, buscando localizar armas e drogas; fiscalização dos documentos de porte obrigatório; fiscalização ambiental em Parques Estaduais e Federais; além da distribuição de folhetos educativos buscando a conscientização visando a prevenção.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Cerca de 300 mil ve?culos devem passar pela BR-040 durante o feriado