Sexta-feira, 26 de dezembro de 2008, atualizada ?s 12h30

N?mero de ado?es no Canil Municipal aumenta 30% em 2008

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O n?mero de ado?es de c?es realizadas pelo Canil Municipal de Juiz de Fora aumentou 30% em rela??o a 2007. Cerca de 380 animais ganharam um novo lar este ano. Atualmente, 150 dos 450 c?es abrigados pelo canil est?o em condi?es de serem adotados.

O Demlurb, ?rg?o respons?vel pelo recolhimento e tratamento dos animais, realizou opera?es especiais no m?s de dezembro e recolheu cerca de dez c?es em cada um dos cinco dias de opera?es. A veterin?ria respons?vel pelo Canil Muncipal, Liza Helena Ramos Nery, explica que nesta ?poca h? um aumento no registro de abandono de c?es nas ruas da cidade.

"Al?m do aumento da circula??o de pessoas nesta ?poca, o que pode causar acidentes de mordedura e de tr?nsito envolvendo os animais, muitas pessoas se mudam e acabam abandonando os c?es", explica. A veterin?ria tamb?m afirma que muitas fam?lias viajam e deixam os c?es em locais de f?cil fuga para a rua.

De acordo com Liza, o abandono de animais ? crime pass?vel de puni??o que varia de tr?s meses a um ano, pagamento de multa e presta??o de servi?os comunit?rios.

Como adotar o seu c?ozinho
Depois de definido o animal que se deseja ter em casa ou no ambiente apropriado, ? preciso conferir as possibilidades de manter um c?o em boas condi?es e qualidade de vida. Assim, a ado??o vai ser v?lida, pois as chances de um novo abandono do c?o diminuem. Em seguida, voc? pode fazer uma visita ao Canil Municipal (rua Bartolomeu dos Santos, sem n?mero, no bairro S?o Dami?o 2, entre Santa Cruz e Nova Benfica) e ver os animais que est?o dispon?veis para ado??o. Escolhido o cachorro ideal, ? preciso firmar o compromisso de ado??o, que deve ser feito no pr?prio canil.

Voc? pode fazer uma descri??o do que deseja em um c?o atrav?s do site www.demlurb.pjf.mg.gov.br. Nele, deve ser preenchido um formul?rio com seu nome completo, endere?o eletr?nico e telefone, bem como caracter?sticas desejadas no animal, como ra?a, idade, sexo e temperamento, por exemplo.

Para efetivar a ado??o, ? preciso que o interessado apresente original e xerox dos seguintes documentos:
  • identidade
  • comprovante de resid?ncia
  • CPF
  • e assinar o termo de responsabilidade e compromisso com o animal

O hor?rio de visita aos animais ? de segunda-feira a sexta-feira, de 9 h ?s 10h30 e de 13 h ?s 15h30. Para adotar um c?o n?o ? preciso pagar nenhuma taxa ao canil, somente comprovar muito amor e carinho pelo cachorro e receber lealdade e companheirismo em troca. O telefone de contato do canil ?: (32) 3690-3591.