Quinta-feira, 20 de setembro de 2012, atualizada às 15h30

JF Games irá reunir sete mil pessoas no campus da UFJF neste final de semana

Nathália Carvalho
Repórter

Integrando a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, o JF Games (vídeo ao lado) traz o incentivo a prática esportiva para o evento e espera trazer cerca de sete mil pessoas para o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao longo do final de semana. Realizada pela primeira vez na cidade, a competição traz, ainda, o campeão mundial de slackline, o brasileiro Igor Zambelli, que conquistou o título este mês, na Áustria. As provas e apresentações começam a partir das 9h do sábado, 22 de setembro, e vão até o domingo, 23. As inscrições já estão abertas.

Entre os esportes, o JF Games trará competições de street skate, skate board, moutain bike e o slackline. De acordo com os organizadores do evento, a iniciativa busca aliar esportes radicais à educação para o trânsito, sustentabilidade, cultura e responsabilidade social. As apresentações e competições serão em diversos pontos da UFJF e contarão com oficinas, shows, intervenções culturais e ações de combate às drogas, além de momentos de pista livre, abertos ao público.

Na ocasião de lançamento da Semana Nacional de Trânsito, a presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), Cláudia Ferreira, ressaltou sobre a importância do evento. "É hora de lembrarmos aos praticantes sobre a necessidade de tomar cuidado na hora de andar de skate nas vias, e tirar a prática das ruas e levar para um local seguro", explica.

Expansão da prática

Para um dos organizadores do evento, o atleta Lucas Peixoto, é importante valorizar a cultura destas práticas esportivas e trazer a cidade como um expoente de projetos sociais. "Já temos esse projeto de incentivo ao esporte há cerca de três anos e agora temos a oportunidade de trazer a nossa responsabilidade social junto da população. Este é nosso primeiro passo e a intenção é dar continuidade e ampliar a iniciativa", explica. Além dos participantes da região de Juiz de Fora e do Sul de Minas Gerais, a expectativa é que o evento traga esportistas de diversos estados brasileiros, principalmente Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

E, ainda de acordo com a organização, a presença de profissionais patrocinados por grandes marcas internacionais aumenta a expectativa para o evento, e pode servir de estímulo para os amadores. "Teremos juízes profissionais e o público ainda será presenteado com apresentações dos jurados durante os intervalos das provas. Sem dúvida será uma excelente maneira de aumentar a autoestima dos skatistas iniciantes e divulgar o esporte", comenta o skatista Vinícius Oliveira por meio de assessoria.

Modalidades

SkateO Skate Street é uma das vertentes mais populares do skate. O street caracteriza-se por transformar os centros urbanos em um circuito de obstáculos. Bordas de proteção de calçadas, corrimões de escadas, placas e até lixeiras podem servir para execução de manobras. No JF Games, as atividades da modalidade vão se concentrar na Praça Cívica do campus no sábado.

Já o Skate Downhill traz as ruas como ambiente fundamental para essa modalidade, que se caracteriza pelos percursos em ladeiras e estradas com certa inclinação, nos quais os atletas criam movimentos que imitam o surf e o snowboard. "No sábado, nosso trajeto começa na descida principal do prédio da Faculdade de Odontologia. No domingo, a descida das Faculdades de Engenharia será a atração", ressaltou Peixoto.

Inscrições

As inscrições de mountain bike podem ser feitas nas lojas Bagal Bike, Belline Bicicletas, Bike Company, Bike Force, KTM Bike, Terra Bike e UniBike. As do slackline são feitas através do e-mail universoslackline@gmail.com. Já as do skate (longboard e street) serão realizadas somente no dia do evento, com vagas limitadas.

Os textos são revisadoa por Mariana Benicá

ACESSA.com - JF Games ir? reunir 7 mil pessoas no Campus da UFJF no final de semana