Quarta-feira, 14 de novembro de 2012, atualizada às 18h20

Morre Antônio Felício Macário, o violeiro do Calçadão

Da Redação
Antônio Macário

O violeiro Antônio Felício Macário, personagem visto frequentemente tocando viola no Calçadão da rua Halfeld, em Juiz de Fora, morreu nesta quarta-feira, 14 de novembro, em Conselheiro Lafaiete, enquanto cantava em uma rua do município.

O violeiro estava na cidade mineira pelo menos desde a última terça-feira, dia 13. Ele cantava repentes em frente à Prefeitura, por volta das 14h, quando sentiu-se mal e procurou por socorro na policlínica. Com dores no peito, foi encaminhado diretamente para a emergência. Meia hora depois faleceu. Medicamentos para hipertensão foram encontrados em seus pertences.

Antônio Macário, natural de Rio Espera (MG), alegrava os juiz-foranos com sua voz forte e o som marcante de sua viola. Passou em vários lugares trabalhando em fazendas e lavouras. Atuou como funcionário da empresa Odebrecht, em Ouro Branco (MG) e como pedreiro. Chegou a Juiz de Fora em 1972 para trabalhar em fazendas. Seis anos mais tarde, começou as apresentações, com modas de viola, no bairro Benfica. Também tocava pandeiro, violão, sanfona, cavaquinho e bandolim. Suas principais referências musicais foram as duplas sertanejas Tonico e Tinoco e Jacó e Jacozinho. No dia 23, ele completaria 71 anos, data na qual seria agraciado com a Medalha Nelson Silva, pela Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Juiz de Fora

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Morre Ant?nio Fel?cio Mac?rio, o violeiro do Cal?ad?o