Mudança de circulação na avenida Brasil rompe cabos de internet

Devido a uma obra que está sendo realizada na região, os caminhões acabaram destruindo fios e causando prejuízos

Nathália Carvalho
Repórter
13/12/2012
Problemas fibra

Uma modificação de circulação do lado esquerdo de uma das vias na avenida Brasil acabou ocasionando o rompimento de mais de um quilômetro nos cabos da rede de internet da empresa ACESSA.com. Além disso, a alteração trouxe prejuízos no atendimento aos usuários da região Norte da cidade. O problema foi registrado próximo ao Parque de Exposições durante a tarde da última quarta-feira, 12 de dezembro, e teve prosseguimento nesta quinta, 13, devido a uma obra que está sendo realizada no local.

A mudança do itinerário obrigou os veículos a transitarem por baixo dos fios e, por causa do trânsito intenso de caminhões com alturas elevadas, eles foram arrebentados. A foto ao lado mostra o momento exato em que um caminhão encosta em um fio, quando saía do desvio montado.

De acordo com o gerente de suporte da empresa, Rodrigo Vale, nessa situação, os cabos não são calculados para serem colocados em locais de entrada e saída de veículos e, portanto, estão dispostos em uma altura mais baixa. "Normalmente, nesses casos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emite um pedido de modificação na altura dos fios, que é realizada imediatamente. O problema foi que, desta vez, não houve qualquer informação a respeito da obra", explica. Além disso, há possibilidade de que outras empresas de telefonia e internet também tenham sido prejudicadas na região.

Problemas fibra Problemas fibra

Com a grande quantidade de caminhões trafegando pelo local, os primeiros cabos foram arrancados pela caçamba dos veículos na quarta, quando os primeiros reparos foram realizados. Durante esta quinta, os técnicos continuaram trabalhando no local, mas a implementação das novas fibras deve ser concluída apenas no sábado. "No total, o nosso cabo com 48 fibras foi destruído em mais de um quilômetro ao longo da via. Foram quatro rompimentos que afetaram os demais e assim por diante", explica o responsável por projetos estratégicos, Marcos Aurélio Salles.

O problema acabou deixando alguns usuários sem internet durante esta quinta-feira e ainda ocasionou um dano na qualidade da capacidade oferecida pela empresa. O Portal ACESSA.com entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Obras de Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e com a da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), contudo nenhum responsável foi localizado devido a uma confraternização do setor. A assessoria da Cemig também foi procurada, mas informou que só poderia repassar informações sobre o motivo que teria gerado o problema nesta sexta, 14.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Mudan?a de circula??o na avenida Brasil rompe cabos de internet