Juiz de Fora 150 anos em um minuto

Por


Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

26/05/2000


Tomando todas
Um dos mais famosos cronistas da noite no pa?s, Carlinhos de Oliveira, que escrevia no Jornal do Brasil, mostrou, certa vez, em sua coluna, o ranking dos lugares onde mais se bebia no Brasil. Em primeiro lugar, ficou Ipanema, no Rio de Janeiro, em segundo, Juiz de Fora e, em terceiro, Salvador, na Bahia. Ele era um expert neste assunto, sendo freq?entador ass?duo da noite, com vasto c?rculo de rela?es com m?sicos, artistas e a sociedade carioca. Foi numa de suas visitas a Juiz de Fora, durante um festival de m?sica, que ele fez esta constata??o, ap?s percorrer com amigos a noite juizforana, visitando seus bares, botequins e casas noturnas. Carlinhos de Oliveira morreu cedo, com seus 35 anos, de cirrose, naturalmente. Outro carioca famoso, o cronista Jo?o Saldanha, ap?s participar de um programa na TV Industrial, saiu para tomar umas e outras com o pessoal da cidade e n?o resistiu, tendo sido levado quase carregado de volta ao hotel. No dia seguinte, num programa de r?dio, no Rio de Janeiro, ele contou o fato, dizendo que havia subestimado o "poder de fogo" da turma de Juiz de Fora.


Col?gio Stella Matutina
O Col?gio Stella Matutina, Av. Independ?ncia, 905, ? sem d?vida, uma das marcas de Juiz de Fora e parte intr?nseca de sua hist?ria. A escola foi fundada no in?cio deste s?culo pela ordem religiosa Servas do Esp?rito Santo, que veio da Holanda para o pa?s. O pr?dio foi projetado pelo arquiteto franc?s Arthur Hoyer, como uma r?plica da sede holandesa da congrega??o. A partir da d?cada de 60, o col?gio come?ou a enfrentar problemas e teve parte do seu terreno desapropriado para a abertura da Avenida Independ?ncia. Sem condi?es financeiras para realizar uma reforma no estabelecimento e adapt?-lo ?s novas regras da educa??o, as irm?s venderam o pr?dio para fins imobili?rios. Em seu lugar, foi erguido o edif?cio Stella Central e, na Independ?ncia, foi constru?da uma nova sede para o col?gio. A demoli??o da escola foi motivo de pol?mica, principalmente pela import?ncia de seu estilo arquitet?nico. J? a capela funcionou como galeria de arte por dez anos, at? que tamb?m foi demolida.


A Cidade Vista por Pedro Nava
A Rua Halfeld descia do Morro do Imperador e ganhava a cidade, dividindo-a ao meio. Assim a nossa Princesa de Minas era vista pelo escritor juizforano Pedro Nava. ? direita, a cidade era s?ria, tradicional, formada pelos pr?dios da Santa Casa, da C?mara dos Vereadores, do Stella Matutina, da Matriz, da Academia de Com?rcio, da cadeia... do lado esquerdo, estava a cidade mais alegre, mais livre e revolucion?ria. Neste lado, estavam o Parque Halfeld (foto), o Largo do Riachuelo, Av. dos Andradas, local escuro que favorecia a "pouca vergonha". Tamb?m na margem esquerda da Halfeld, ficavam o Cinema Farol, o Politeama e a Ma?onaria que, segundo Pedro Nava, era considerada muito pior que os bord?is, que as mulheres-damas, que os col?gios leigos... as senhoras da sociedade nem mesmo passavam na cal?ada em frente ? Loja Ma??nica. Pedro Nava faz este resgate em seu Ba? de Ossos e lembra... este lado revolucion?rio, irreverente, oposicionista e contradit?rio sempre dizia n?o ao outro lado.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet