Quarta-feira, 27 de março de 2013, atualizada às 17h29

Operações nas regiões Sudeste, Leste e Norte buscam o combate aos crimes violentos, roubos e tráfico

Cintia Charlene
*Colaboração
coletiva

As operações de cerco e bloqueio policiais realizadas entre a última terça-feira, 26 de março, e esta quarta, dia 27, renderam a prisão de 13 criminosos e a apreensão de quatro adolescentes infratores, todos ligados aos crimes de tráfico de drogas e homicídios em Juiz de Fora. As polícias Militar e Civil trabalham de maneira integrada nas investigações e apreensões e na ocupação de vários bairros das regiões Sudeste, Leste e Norte da cidade. Além disso, a  ação ocorre nos 85 municípios da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM).

De acordo com assessor de Comunicação Organizacional da 4ª RPM, Major Paulo Alex Moreira Silveira, o foco dos trabalhos combativos  em Juiz de Fora estão, sobretudo, nos crimes de homicídios, roubos e tráfico de drogas. 'É uma operação com foco na prevenção bem pontuada  e na repressão qualificada. Isso mostra que o combate ao crime na cidade e em toda região está surtindo efeito, prisões estão sendo realizadas, assim como apreensões de armas e drogas estão sendo feitas. Este trabalho vai continuar  e nós iremos, cada vez mais, abranger outros órgãos do sistema de defesa social, para podermos pontuar a questão combativa do crime em Juiz de Fora e região."

As operações desta semana contabilizam o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão, com a apreensão de nove armas de fogo e munições de diversos calibres, drogas como maconha e crack, centenas de cheques que, somados, chegam ao valor de R$ 50 mil, junto a centenas de documentos que, de acordo com os setores de inteligência da PM e de investigação da PC, têm ligação direta com a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Todo o material apreendido ainda não chegou à delegacia e, por isso, não foi contabilizado. Além disso, a operação está em andamento e se estenderá até o feriado da Semana Santa, que termina no domingo de Páscoa. Participam das operações cerca de 200 policiais militares e civis, em mais de 30 viaturas.

Segundo o major, as ocupações nas regiões continuarão e serão expandidas conforme os levantamentos planejados. 'Tudo isso colaborou de forma efetiva para os sete dias sem homicídios registrados em Juiz de Fora. Vamos continuar as ações, inclusive com a Operação Minas em Segurança, atuante nas fronteiras e acessos à cidade, como Salvaterra, Grama, Retiro e Barreira do Triunfo/Distrito Industrial. Além disso, a Operação Semana Santa, da Polícia de Trânsito Rodoviário, também estará atenta às questões de circulação de armas, drogas e criminosos em nossa região."

De acordo com a delegada responsável pelo Núcleo de Ações Operacionais da Polícia Civil, Sheila Oliveira, os homicídios na cidade estão  ligados a um derramamento de armas, além do envolvimento das vítimas com atividades ilícitas. 'Nós estamos trabalhando conjuntamente para retirar de circulação, novamente, esses armamentos e munições. Já identificamos o principal receptador dessas armas, sabemos sua identidade e onde mora. Estamos seguindo seus passos, a fim de prendê-lo e obtermos mais informações sobre o repasse delas. O nosso trabalho integrado tem demonstrado resultados e vamos continuar buscando ações que assegurem o cidadão de bem", afirmou a delegada.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Opera?es buscam o combate aos crimes violentos, roubos e tr?fico