Aer?bica, dan?a e divers?o
fazem o estilo ?aero-cowboy?

Rep?rter: Luciana Mendon?a
30/09/98

Praticar exerc?cios f?sicos periodicamente ? a principal recomenda??o, sempre que se fala em vida saud?vel. Nas grandes cidades, o n?mero de academias de gin?stica tem aumentado consideravelmente nos ?ltimos anos. Os freq?entadores n?o procuram somente um local para se exercitar, mas tamb?m aulas que ajudem a combater o estresse e que sejam divertidas. E divers?o ? exatamente o ponto forte do novo estilo aer?bico criado por Marcelo Brigatto para as aulas da Academia Forum em Juiz de Fora: a aero-cowboy, estilo que mistura a gin?stica aer?bica com a dan?a country.

A novidade, criada h? 5 meses, est? fazendo sucesso por todo o pa?s e j? foi divulgada em diversos programas em rede nacional como o Fant?stico, Esporte Espetacular e Jornal da Manchete, em revistas esportivas como a Boa Forma e a Forma F?sica, na revista Veja e em v?rios jornais. Marcelo Brigatto tem apresentado sua id?ia em congressos no Brasil, como na Conven??o Internacional Maur?cio Fernandez, em S?o Paulo, e afirma que j? h? muitos interessados em implantar a modalidade em outras academias do pa?s.

Nas apresenta?es da aero-cowboy, o estilo tamb?m ? importante. O professor se veste com chap?u de boiadeiro, cal?as e jaqueta de franjas e chega at? a tocar o berrante. Segundo Marcelo, ? uma gin?stica mais l?dica, por isso chama a aten??o das pessoas. As m?sicas mesclam o country norte-americano com as baladas sertanejas.

Marcelo Brigatto afirma que o desinteresse dos freq?entadores de academias pela aer?bica tradicional vem sendo notado h? algum tempo. A gin?stica aer?bica surgiu nos anos 80, utilizando coreografias repetidas e exaustivas. ?Com a dan?a, os exerc?cios ficam mais leves?, comentam as alunas praticantes. A aero-cowboy ? a novidade, mas as academias j? investem tamb?m na aerobahia, aerofunk, aerodance, aerotecno e outros estilos. A moda ? se exercitar com muito humor e ?suing?.