Quarta-feira, 18 de julho de 2007, atualizada ?s 13h16

Levantamento aponta 67 focos do mosquito da dengue em Juiz de Fora


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

O novo Levantamento de ?ndice R?pido do Aedes aegypti (LIRA) encontrou 67 focos do mosquito da dengue em Juiz de Fora. O ?ndice atual de infesta??o ? de 1,04%, sendo que o ideal, segundo a Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) ? abaixo de 1%.

Os 67 focos foram encontrados em 61 casas vistoriadas pelos fiscais. Ao todo, 5.821 resid?ncias foram visitadas nos 185 bairros de Juiz de Fora, cobrindo 100% da ?rea urbana da cidade. Os bairros que apresentaram maior n?mero de focos foram o de Lourdes, Costa Carvalho e Aracy, todos na zona leste.

Apesar de o ?ndice estar menor do que o divulgado pelo ?ltimo levantamento, 3,9%, a Secretaria Estadual de Sa?de se mant?m em alerta, pois a cidade se encontra em ?poca de seca e frio, o que prejudica o desenvolvimento do mosquito da dengue. Quando o per?odo de chuvas se aproximar, essa situa??o pode ficar mais complicada e a aten??o deve ser redobrada.

Ainda segundo dados da Secretaria Estadual de Sa?de, em Juiz de Fora, 458 casos de dengue foram notificados esse ano, sendo 252 confirmados. Desse total, 220 casos foram aut?ctones, ou seja, pessoas que contra?ram a doen?a na pr?pria cidade.

Medidas para elimina??o dos locais de reprodu??o do mosquito

  • Tampar os grandes dep?sitos de ?gua: A boa veda??o de tampas em recipientes como caixas d'?gua, tanques, tinas, po?os e fossas impedir?o que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se n?o forem bem vedados, permitir?o a f?cil entrada e sa?da de mosquitos.
  • Remover o lixo: O ac?mulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de ?gua de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorr?ncia e solicitar sua remo??o pelo servi?o de limpeza p?blica - ou enterr?-los no ch?o ou queim?-los, onde isto for permitido.
  • Fazer controle qu?mico: Existem larvicidas seguros e f?ceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de ?gua para matar as larvas em desenvolvimento - este m?todo para controle dom?stico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por v?rias secretarias municipais de sa?de e ? realizado pelos agentes de controle da dengue.
  • Limpar os recipientes de ?gua: N?o basta apenas trocar a ?gua do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a ?gua, como a ?gua sanit?ria. ? preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Fonte: Minist?rio da Sa?de


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF