Bancários retornam ao trabalho e agências ficam lotadas

Pessoas enfrentam filas nas portas dos bancos para resolver as pendências do período de paralisação. Reajuste proposto pela Fenaban foi de 8%

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
14/10/2013

CaixaAs agências bancárias voltaram a operar normalmente nesta segunda-feira, 14 de outubro. O fim da greve dos bancários foi determinado na última sexta-feira, 11, após a assembleia do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas que aprovou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 8%. A greve durou 23 dias e fechou, em todo o país, mais de 12 mil agências. Em Juiz de Fora, a média foi de cerca de 40 agências paralisadas e 1,2 mil bancários envolvidos.

De acordo com o presidente do sindicato, Robson Marques, "a avaliação da proposta salarial pela categoria foi positiva, embora pudesse ter avançado mais", considera. O reajuste da Fenaban aumenta em 8% o índice de reajuste sobre os salários e as verbas, sendo aumento real de 1,82%. O piso salarial foi reajustado em 8,5% (ganho real de 2,29%) e 10% foram acrescidos sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Em Juiz de Fora, as pessoas se aglomeram em filas nas portas dos bancos. Profissional em hotelaria, Janaína Valéria Montijo aguardava na porta do Banco do Brasil, localizado na rua Halfeld. Segundo ela, a greve é justa, mas não pode prejudicar o cidadão. "Eu acho que pode fazer, a gente não é contra, desde que não atrapalhe o nosso movimento em banco. Às vezes atrasa tudo devido à greve: as contas vão vencendo, e tem coisa que a gente só paga na boca do caixa", afirma.

Além dos reajustes, a Fenaban apresentou proposta para agilizar o processo de apuração de questionamentos que levam a conflitos no ambiente de trabalho. O prazo cai de 60 para 45 dias. Além disso, será constituído um grupo de trabalho para analisar as causas de afastamento no setor. A entidade se comprometeu ainda a realizar um Seminário sobre Tendências da Tecnologia no Cenário Bancário Mundial, diante do fato de que a tecnologia é cada vez mais um alicerce para a indústria global de serviços financeiros.

Banco do Brasil Banco Itaú

ACESSA.com - Banc?rios retornam ao trabalho e ag?ncias ficam lotadas