Funcionários da Cesama aceitam reajuste salarial escalonado de 21%

Por

Funcion?rios da Cesama aceitam reajuste salarial escalonado de 21%
Sexta-feira, 25 de maio de 2012, atualizada às 12h45

Funcionários da Cesama aceitam reajuste salarial escalonado de 21%

Nathália Carvalho
*Colaboração

Após reunião com o Ministério Público na última quinta-feira, 24 de maio, os servidores da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama) conseguiram negociar e chegar em um acordo de plano de carreira e salários. A decisão de aceitar a proposta de reajuste salarial de 21%, proposta pelo Ministério, ocorreu durante assembleia da classe, na manhã desta sexta-feira, 25.

"Conseguimos um pouco mais de 21% de aumento para algumas categorias, que será concedido gradativamente, sendo 10% neste ano e o restante nos próximos anos, calculando os reajustes", explica o presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), Ednaldo Sidclei Ladeira Ramos.

Segundo Ramos, a classe mais beneficiada é a dos operadores de máquinas, assistentes administrativos, motoristas, entre outros. Além disso, foi conquistado o reajuste de 6% para outras categorias, como técnicos e operadores de nível superior. "Conseguimos avançar em alguns itens que haviam sido propostos e conquistamos reajuste para as classes que estavam defasadas", comenta Ednaldo.

A reunião com o Ministério Público acabou de vez com a possibilidade de greve que seria deflagrada a partir do dia 23 de maio. Na ocasião, mais de 150 trabalhadores estavam presentes em frente à Câmara Municipal e decidiram suspender a ação para negociar com o órgão. O Sinágua estava buscando a melhoria salarial desde fevereiro, quando começou a promover ações de protesto.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá