Obra no Calçadão da rua Halfeld causa transtorno em Juiz de Fora

Lojistas reclamam de barulho e entulho na rua. Prefeitura diz que obra deve acabar até domingo

Lucas Soares
Repórter
27/11/2013
GVT

Quem passa pelo Calçadão da rua Halfeld, em Juiz de Fora, um dos principais pontos comerciais do Centro, tem vivenciado um transtorno, que aumenta com o período chuvoso. Isso acontece porque uma obra para a instalação do serviço de uma empresa de telefonia tem tirado o sossego, não só dos pedestres, mas também de quem trabalha no local.

Entre os motivos de reclamação dos lojistas, estão o barulho, o entulho acumulado na entrada dos estabelecimentos e a sujeira causada pela intervenção. A gerente de uma rede de lanchonetes, Amanda Pereira, relata alguns dos problemas que a situação vem causando. "Os clientes não têm como entrar na loja direito, já que eles ocupam o espaço na porta. O barulho também é muito alto, os atendentes não conseguem falar claramente com alguns consumidores", diz.

A vendedora de uma loja de calçados, Thamiris Coutinho, disse que além do barulho, outro fator chama atenção: "quando as obras estão em frente à loja, existe uma queda no movimento. Além disso, o calçadão está imundo", afirma. Por outro lado, o gerente de uma loja de ternos, José Márcio, no lado oposto ao local onde a instalação acontece, afirma que nada mudou. "A obra está do outro lado do Calçadão. A única coisa que incomoda um pouco é o barulho, mas é questão de minutos."

O ambulante Sebastião Cardoso afirma que seu ponto teve que mudar em função do empreendimento, mas diz entender a intenção do serviço. "Agora já está acabando. Se você faz uma reforma em casa, tem que vir a bagunça para depois ficar bonito."

GVT GVT

A estudante Débora Alves, que reside na via, questiona a época em que as obras estão sendo feitas. "A questão de barulho e sujeira não tem como evitar, mas a época em que vai acontecer esse transtorno poderia ter sido outra. Me incomoda o fato de terem começado as obras em pleno fim de ano, perto do Natal e em época de chuva. Poderia ter feito isso antes, mais no meio do ano, ou no começo de 2014", afirma.

Prefeitura e empresa se pronunciam

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) de Juiz de Fora informa que o prazo para a obra ser encerrada é até domingo, dia 1º de dezembro, e que com isso, os problemas serão solucionados. Isso significa a rua limpa e todas as pedras portuguesas colocadas de volta no lugar. Caso a empresa não termine o serviço neste prazo, as obras só poderão ser retomadas em 2014.

Segundo a assessoria da empresa, "os serviços serão finalizados até este sábado, 30, em conformidade com o cronograma estabelecido com as Secretarias Municipais de Trânsito, de Atividades Urbanas e de Obras."

Além disso, o departamento esclarece que as obras de construção de canalização de rede subterrânea são realizadas de acordo com a Legislação Municipal e seguem os padrões estabelecidos pelos órgãos municipais competentes. "A empresa tem como procedimento realizar a devida recomposição dos locais onde são feitas as obras de implantação de rede, mantendo preservadas as características originais das calçadas. No caso específico de pedras portuguesas, a empresa realiza a recomposição temporária com cimento para permitir a imediata circulação de pedestres com segurança e contrata profissionais especializados que realizam a recomposição definitiva com pedras portuguesas. A GVT lamenta os transtornos causados e informa que está trabalhando nas recomposições para entrega dos locais nas condições adequadas."

ACESSA.com - Obra no Cal?ad?o da rua Halfeld causa transtorno em Juiz de Fora