Chuvas causam estragos em Juiz de Fora e cidades da região
Defesa Civil registra danos nas cidades de Santos Dumont, São João del-Rei e alguns bairros de Juiz de Fora. Casas foram inundadas e famílias estão desalojadas
Colaboração: Laura Lewer*
2/12/2013
Cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes sofreram danos por causa das fortes chuvas que atingiram as regiões no fim de semana. As ruas foram tomadas por corredeiras nas cidades de Santos Dumont e São João del-Rei. Em Juiz de Fora, o bairro mais atingido foi o São Pedro, devido ao alto volume de água que caiu sobre a cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados cerca de 170 milímetros na cidade nas últimas 72 horas. A Defesa Civil de Juiz de Fora considera um volume atípico, pois o esperado para o mês de dezembro todo é de até 350 milímetros de chuva.
Até a manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, a Defesa Civil registrou cerca 92 ocorrências. O maior número ocorreu pelo risco de escorregamentos de taludes, além de pedidos de orientação técnica e queixas de alagamento. Até o fechamento desta reportagem, oito famílias estavam desalojadas em função da inundação de córregos e do deslizamento de um barranco. Um imóvel localizado na avenida Governador Valadares, no bairro Manoel Honório, foi demolido pela Secretaria de Obras, a pedido da Defesa Civil. Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, outro imóvel deve ser demolido na rua São Pancrácio, bairro Nossa Senhora Aparecida.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, dois trechos de asfalto também cederam na cidade, resultando no afundamento das vias. Na avenida Itamar Franco, próximo ao viaduto do Lacet, uma manilha da rede de drenagem estourou, causando rachaduras no calçamento e o trânsito em meia pista. No bairro Teixeiras, uma cratera se abriu na rua José Raimundo. Equipes da Secretaria de Obras estiveram no local, providenciando a correção do asfalto. O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) esteve nos dois locais, averiguando a situação.
O vereador Wanderson Castelar (PT) visitou o bairro Industrial na noite do último domingo. Em nota, ele afirmou que ruas foram alagadas, algumas casas atingidas e moradores em vigília. Ele pediu ao secretário de Governo, José Sóter Figueirôa, e ao diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), André Zatorre, para tomar medidas para auxiliar os moradores atingidos.
O Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Aeroporto da Serrinha) está fechado para pousos e decolagens, nesta segunda-feira, 2, com operação abaixo dos mínimos. Os horários de chegadas, pela empresa Azul (Campinas/Juiz de Fora), estão previstos para 10h30, 14h e 17h45. Os horários programados para partidas (Juiz de Fora/Campinas) são 11h05, 14h30 e 18h20. Os pousos (Confins/Juiz de Fora), também pela empresa Azul, serão às 9h50 e 18h10. As decolagens (Juiz de Fora/Confins) às 10h15 e 18h35.
São João del-Rei
Depois de quase duas horas de temporal, as chuvas que caíram sobre a cabeceira do córrego do Lenheiro no último sábado, 30, em São João del-Rei, provocaram estragos em algumas vias da cidade. Os locais mais atingidos foram os bairros Tijuco, Centro e Vila Nossa Senhora de Fátima. Agentes da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal trabalharam em plantão durante todo o fim de semana para prestar o suporte às vítimas.
De acordo com o chefe da Defesa Civil de São João del-Rei, Maurílio Ângelo Andrade, um desabamento parcial foi registrado em uma casa de dois andares na rua São João, por volta das 21h. O morador não estava no local. O cômodo danificado foi justamente o quarto dele. Após o incidente, ele foi pra casa de parentes.
Maurílio relata que três pessoas foram desalojadas por precaução e levadas para o Lar Solidário, que foi criado como abrigo temporário. Segundo ele, "esse tipo de situação costuma acontecer, principalmente na Vila Nossa Senhora de Fátima, que fica ao próximo ao córrego, e as pessoas normalmente só ficam esperando a água diminuir pra voltarem às atividades normais. Mas, esse ano, nós resolvemos criar esse abrigo pra dar uma assistência maior pra população", diz.
Nesta segunda-feira, agentes de endemias, zoonoses e de vacinação vão aos locais mais atingidos para disponibilizar vacinas contra Hepatite B, Tétano e Febre Amarela. A dose vai poder ser aplicada imediatamente nas pessoas que tenham o cartão de vacina. Aqueles que tiveram dúvidas sobre se tomou ou não e quando, vão ser orientados a procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas casas para consultar o cartão de vacina, para depois serem imunizados.
Santos Dumont
Quinze deslizamentos de encostas foram registrados na cidade de Santos Dumont durante o fim de semana. O Centro da cidade e os bairros São Sebastião, Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora do Glória e Quarto Depósito foram os mais atingidos, com algumas casas alagadas. Ainda na tarde do último domingo, a queda de uma barreira interditou as BRs 040 e 499 por três hora. Onze pessoas tiveram de deixar suas casas e foram acolhidas por parentes e amigos.
Vídeo enviado pelo leitor Daniel Alves
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!