Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, atualizada às 17h35

Tarifa da Cesama deverá ser reajustada em 7,73% no mês de abril

Cesama

 A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) concluiu o estudo do reajuste tarifário de 2014 da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora – Cesama. O resultado foi um índice médio a ser aplicado nas tarifas dos usuários da Cesama, a partir de 1º de abril, de 7,73%.

O reajuste tarifário consiste na recomposição do nível de receita do prestador de acordo com a variação dos custos devida à inflação. A Agência não utiliza um índice único, como IPCA ou IGP-M, por exemplo. A metodologia definida na Resolução ARSAE-MG 003 de 2011, em síntese, consiste na aplicação de índices de preços que melhor se adequem ao perfil de custos da prestação de serviços, com separação desses custos em duas parcelas que têm diferentes tratamentos: parcela não administrável (VPA) e parcela administrável (VPB), conforme Lei 18.309/2009.

A Resolução ARSAE-MG 46, de 26 de fevereiro de 2014 que autoriza o reajuste das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados pela CESAMA será publicada no Jornal Minas Gerais nesta quinta-feira, 27. A Nota Técnica nº 01/2014 que contém a aplicação da metodologia e toda a composição dos custos utilizados estará disponível no site da ARSAE até 7 de março.

Em contato com a assessoria de comunicação da Cesama, a companhia informou que o reajuste é definido pela agência reguladora, com base nos estudos disponibilizados no site, não sendo de responsabilidade direta da companhia em Juiz de Fora.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ARSAE-MG

ACESSA.com - Tarifa da Cesama dever? ser reajustada em 7,73% no m?s de abril