Terça-feira, 25 de março de 2014, atualizada às 11h58

Nova unidade do Caps é inaugurada no Centro de Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Caps

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 25 de março, a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Viva 3) para atendimentos a portadores de sofrimento mental em situações de crise, residentes nas regiões do Centro, Centro-Sul, Sul e Sudeste de Juiz de Fora. O serviço deverá funcionar 24 horas, inclusive para repousos noturnos quando necessário ao paciente. A unidade está instalada na rua Antônio José Martins, 100, Morro da Glória.

De acordo como prefeito Bruno Siqueira (PMDB), a intenção é oferecer uma nova forma de tratamento aos pacientes, diferente dos hospitais psiquiátricos. "Esta unidade será uma referência na região central para as pessoas que precisam da saúde mental. Estamos organizando as residências terapêuticas, e pretendemos desativar, posteriormente, o Hospital Esperança", afirma.

A unidade terá capacidade para atender 40 usuários por turno diário, priorizando as necessidades e a gravidade dos casos. O Caps receberá os pacientes mediante encaminhamento das equipes das Uaps com quem formam a rede de saúde mental do município e também a partir do Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP) do HPS e de outras instituições de atenções secundária e terciária que compõem a rede de saúde mental do município. "A intenção é prescindir das internações psiquiátricas, à medida que a gente conta com este leito de observação e acompanhamento", explica a coordenadora do Capes, Cláudia Richa.

CapsO secretário de saúde, José Laerte Barbosa, afirma que a unidade contará com uma equipe multiprofissional, capaz de atender inclusive aos fins de semana e feriados. "Teremos uma equipe composta por psiquiatras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros e arte terapeutas. O paciente pode ficar aqui durante o dia todo, dormir aqui se houver necessidade. É uma unidade viabilizada com recursos da parceria entre Prefeitura de Juiz de Fora, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde."

Outro sentido

O músico Pedro Paulo dos Santos Day, 53, paciente de tratamento no Caps há 15 anos, afirma que a nova unidade proporcionará mais conforto para se dedicar à terapia pela arte. "A sua vida toma outro sentido. [A nova unidade] nos proporciona uma série de coisas novas, e em vez das coisas ruins, a gente busca ir para o lado certo. Eu sou músico, temos a nossa banda e o Caps é uma solução para mudar de vida", atesta.

Pedro é guitarrista da banda Os Impacientes, criada no final dos anos 90, a partir das oficinas terapêuticas do Caps Casa Viva. O grupo toca somente músicas próprias, composta pelos seus integrantes e possui um CD gravado com recursos da Lei Murilo Mendes. A banda já se apresentou no Canecão, no Rio de Janeiro, abrindo o Festival Loucos por Música, tocando com Alcione, Frejat, Sandra de Sá e Sérgio Loroza.

ACESSA.com - Nova unidade do Caps ? inaugurada no Centro de Juiz de Fora