Projeto JF+Vida é lançado com promessa de combate às drogas
O projeto JF+Vida - Plano Municipal Integrado sobre Crack, Álcool e Outras Drogas foi lançado na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, pelo prefeito Bruno Siqueira. A solenidade foi realizada no auditório do Victory Business Hotel e contou com a presença de entidades públicas e da membros da sociedade civil.
De acordo com Bruno, o JF+Vida tem o objetivo de oferecer alternativas que garantam aos cidadãos o afastamento das drogas. Segundo o prefeito, o programa será sustentado nos eixos de prevenção, cuidado, autoridade e geração de renda e funcionará de maneira conjunta entre diversos setores da sociedade.
- Nova frente fria chega ao Sudeste no final de semana
- Morre jovem atingido por tiro na barriga no Milho Branco
- Homem é assassinado com o filho no colo no Santo Antônio
Entre as ações que integram o JF+Vida, foram ressaltados programas sociais, como o Bom de Bola, JF+Cidadania, Poupança Jovem, CEU, Gente em 1° Lugar e Saúde na Escola, além da implantação dos serviços previstos na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e Teleatendimento de orientação e encaminhamento de usuários. Também em destaque, iniciativas que cuja promessa é garantir mais segurança no município, como a revitalização de espaços urbanos, instalação do ambiente de Paz nos bairros Vila Olavo Costa e São Benedito, e câmeras no Jardim Natal e Olavo Costa.
Fumpid
Ainda na ocasião, foi assinado o documento que cria Fundo Municipal de Políticas Integradas Sobre Drogas (Fumpid), que tem o objetivo de captar recursos financeiros e aplicá-los em ações de pesquisas, estudos, prevenção, tratamento, reinserção social, entre outras iniciativas de combate às drogas.
A presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compid), Ana Cecília Villela Guilhon, avaliou positivamente a criação do plano e acrescentou que ele é um projeto pioneiro, que vai combater não apenas as drogas, mas as diversas formas de exclusão.
Fases
De acordo com o secretário de governo, José Sóter de Figueirôa, antes do lançamento do programa, foram realizadas diversas reuniões com representantes de todos os principais setores da sociedade. Segundo ele, o JF+Vida será dividido em duas etapas: sendo a primeira de mobilização da sociedade e a segunda de potencialização das políticas públicas de forma integrada.
Na primeira fase do projeto, serão priorizadas mais de 40 áreas do município com os índices de violência mais críticos, diagnosticados pelas polícias Militar e Civil. No entanto, a campanha de mobilização será para toda a cidade. Segundo o comandante do 27º Batalhão da PM, tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto, o JF+Vida vai impactar positivamente na sensação de segurança na cidade.
O programa, coordenado pela Secretaria de Governo, é desenvolvido em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda; Educação (Sdeer); Administração e Recursos Humanos (SARH); Planejamento e Gestão (Seplag); Saúde; Esporte e Lazer (SEL); Comunicação Social (SCS) e Funalfa; além das policias Civil e Militar, Centro de Prevenção à Criminalidade, Guarda Municipal e diversas instituições especialistas no assunto. Também fazem parte da aliança estratégica instituições religiosas; de ensino público e privado; veículos de comunicação; associações de moradores; setores produtivos; entidades de Defesa de Direitos; Câmara Municipal; órgãos de pesquisa; entre outras.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!