Moradores do Bairu reclamam de exames para obtençao de CNH. Estudo do Detran pode solucionar o problema

Por

Ter?a-feira, 24 de mar?o de 2009, atualizada ?s 13h

Moradores do Bairu alegam que exames de rua para obten??o de CNH no bairro causam transtornos. Estudo do Detran pode solucionar o problema


Patr?cia Rossini
* Colabora??o

As provas de rua para obten??o da Carteira Nacional de Habilita??o (CNH) s?o alvos de reclama?es dos moradores do Bairu. Entre os principais transtornos, est?o a falta de seguran?a no tr?nsito em virtude do tr?fego intenso e do risco de acidentes.

O problema ? antigo e j? foi levado ao conhecimento dos ?rg?os competentes. "Reclamamos na delegacia e na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, mas n?o adianta. Um dos perigos ? o atropelamento, pois as crian?as correm e brincam na rua sem prestar aten??o nos carros que passam", afirma Aparecida de Oliveira Alvim, propriet?ria de uma pr?-escola, na rua Professor Jos? Spinelli.

Aparecida diz que os pais dos alunos temem algum acidente nos hor?rios de entrada e sa?da das crian?as. "Os instrutores das autoescolas n?o respeitam os hor?rios de maior movimento. Ensinam os alunos a fazer vaga na porta da escola, o que aumenta o risco de atropelamento."

Outro morador, que prefere n?o ser identificado, alega que a grande quantidade de carros na regi?o confunde os moradores e atrapalha o tr?nsito. Segundo ele, a presen?a de ve?culos estacionados tamb?m atrapalha a passagem dos ?nibus. "O exame interfere muito no cotidiano dos moradores. Os carros param nas garagens ou nos dois lados das vias, o que provoca lentid?o."

Estudo pode definir novo local

De acordo com o chefe do Departamento de Tr?nsito da 7? Delegacia Regional da Pol?cia Civil, Hermes Machado da Fonseca, os problemas citados pelos moradores n?o podem ser resolvidos sem planejamento. "Atualmente, todas as provas de rua s?o realizadas em bairros residenciais. N?o adianta tirar de um bairro e passar para outro sem o respaldo de um estudo. ? como tirar o problema de uma porta e colocar em outra."

No entanto, Fonseca garante que a Pol?cia Civil (PC) est? viabilizando um estudo para avaliar uma nova ?rea para exames, que atender? a toda demanda do munic?pio. "Estamos analisando a possibilidade de fazer todos os exames num mesmo lugar, ainda n?o definido. Assim, resolveremos o problema dos moradores do Bairu, do Bandeirantes e do Nova Era."

Conforme o delegado, n?o h? um crit?rio estabelecido para a escolha dos bairros para realiza??o de exames de rua.