Quarta-feira, 5 de outubro de 2011, atualizada às 18h15

Alterações em ponte do bairro Santa Terezinha passam a valer nesta sexta

Da Redação
Ponte em Santa Terezinha

Com a intenção de melhorar a segurança e o fluxo de veículos no bairro Santa Terezinha, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) irá promover, a partir da próxima sexta-feira, 7 de outubro, alterações no trânsito da Ponte Domingos Alves Pereira.

Na noite desta quinta-feira, 6, será iniciada a mudança da posição da faixa de retenção de veículos da pista central da ponte, localizada, atualmente, ao final da estrutura. A sinalização será colocada um pouco mais à frente, fora da ponte, o que aumentará a capacidade de estocagem dos veículos que têm como destino a rua Tereza Cristina (ver mapas). O mesmo será feito com o semáforo da região. A proposta é que quatro automóveis possam aguardar o sinal verde fora da ponte, deixando duas pistas livres para os condutores que queiram virar à direita e seguir na avenida Brasil.

A Ponte Domingos Alves Pereira possui três faixas de rolamento, sendo que a da esquerda é utilizada para quem quer voltar para o Centro pela avenida Brasil; a da direita é para os veículos que seguem em direção à Zona Norte e a central pode ser utilizada tanto por quem vai para a rua Tereza Cristina como por quem quer virar à direita. O funcionamento do trânsito continua da mesma forma, mas, com maior espaço de acomodação de veículos à frente da ponte, a pista central ficará mais livre para utilização daqueles que vão para Zona Norte, o que hoje representa o maior movimento da ponte.

O projeto inclui, ainda, o acréscimo de uma faixa na avenida Brasil (sentido Centro/Zona Norte), alguns metros anteriormente a esta última ponte. Assim, antes da estrutura serão três pistas para quem segue na avenida Brasil e uma para os condutores que quiserem virar à direita. Já após a ponte, serão três vias (atualmente são duas), e será criada uma baia para ônibus próximo à rua Josué de Queiroz.

Na Ponte Domingos Alves Pereira, na rua José Eutrópio, a ideia é fechar a passagem para a rua Tereza Cristina, fazendo com que os condutores que tiverem como destinos os bairros Mariano Procópio e Bernardo Mascarenhas tenham que virar à direita na avenida Brasil. O retorno para estes motoristas seria a rua Professor Godinho e a rua Henrique Burnier. Além disto, esta última via ganhará mais uma faixa de rolamento para suportar a nova demanda.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken