Estiagem: Juiz de Fora terá rodízio no abastecimento de água 

Medida passa valer a partir desta sexta-feira

Vívia Lima
*Colaboração
15/10/2014
Estiagem: JF terá rodízio no abastecimento de água a partir de sexta

Juiz de Fora terá rodízio de abastecimento de água. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira, 17 de outubro. Neste ano, outro rodízio foi realizado no mês de fevereiro. O anúncio foi feito pelo prefeito, Bruno Siqueira, na tarde desta quarta-feira, 15.

A Região Central e parte da Região Leste serão as primeiras da escala. A decisão foi tomada diante da baixa no nível das mananciais, além do forte calor e da estiagem, que segundo o prefeito "há anos não observo uma situação como essa, tão calamitosa como a que estamos vivendo neste momento."

A interrupção de água será de 8h às 18h, de acordo com a escala predeterminada. Hospitais, escolas, unidades de saúde serão abastecidos com caminhões pipa. O diretor técnico operacional da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, afirmou que inicialmente o rodízio será feito durante três semanas, sendo realizadas análises, para saber a necessidade de se continuar ou não com a medida. 

A partir desta quinta, a represa de Chapéu D'uvas entra em operação. Na sua inauguração, o chefe do Executivo garantiu que a água do local seria suficiente para abastecer a cidade por aproximadamente 30 anos. No entanto, pouco tempo depois Juiz de Fora precisa de outro rodízio de águas até que a situação normalize. A represa de São Pedro estava funcionando com 50% de sua capacidade, com a falta de chuvas "ela secou em um mês, o que representa um grave problema para a Cidade Alta", diz Bruno.

Azevedo declarou que está sendo construído, em caráter de urgência, um reservatório no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), visando melhoria da oferta de água para a Cidade alta, "que vem sendo constantemente penalizada pela escassez de água, pois o reservatório do caiçaras não pode ser utilizado ainda". Segundo o diretor, é fundamental a ajuda da população na economia de água para que a situação volte a normalidade. "Pedimos que a população colabore e use a água de forma consciente para que o rodízio seja feito em um tempo mínimo." 

Estiagem:Juiz de Fora terá rodízio no abastecimento de água Estiagem:Juiz de Fora terá rodízio no abastecimento de água

De acordo com o prefeito, as obras inauguradas este ano foram fundamentais para que a situação de falta de água na cidade não tivesse tanto impacto. "A adutora de Chapeu D'uvas e, principalmente, o booster, que é uma central de bombeamento - aumenta a velocidade de distribuição da água e leva até os reservatórios-, ao lado do parque de Exposições."

Ainda de acordo com o prefeito, a medida encontrada para a Cidade Alta, que atualmente é abastecida pela represa de São Pedro, será o abastecimento do reservatório do bairro Caiçaras, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2015, com água das represas de João Penido e Chapéu D'uvas. "Assim o volume de água da represa de São Pedro não irá baixar tanto, não sendo totalmente responsável pelo abastecimento da região", garante Bruno. 

Confira abaixo a escala de rodízio de água em Juiz de Fora

Sexta-feira (17/10) – Região Central e parte da Região Leste: Bairros Paineiras, São Mateus (parte), Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, Centro (parte), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

Segunda-feira (20/10) – Parte da Região Norte: Bairros Benfica, Nova Benfica, Araújo, Ponte Preta, São Francisco, São Judas, Santa Cruz, São Damião, Santa Clara.

Terça-feira (21/10) – Regiões Sul (parte) e Sudoeste: Bairros Jardim de Alá, Jardim América, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Ipiranga, Bela Aurora (parte alta), Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Teixeiras, Cascatinha,Estrela Sul, Santa Cecília (parte alta), Dom Bosco, São Mateus (parte), Aeroporto, Granjas do Bosque, Novo Horizonte, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra e Nova Califórnia.

Quarta-feira (22/10) – Regiões Leste (parte) e Sudeste: Bairros Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Bonfim, Marumbi, Três Moinhos, Linhares, Jardim das Flores, Boto, Vila Fortaleza, Santa Cândida, Santos Anjos, São Benedito, Vila Alpina, São Sebastião, Jardim do Sol, Bosque dos Pinheiros, São Bernardo, Aracy, Costa Carvalho, JK, Jardim da Lua, Bairro de Lourdes, Tiguera, Parque Serra Verde, Santo Antônio, Terras Altas, Jardim Esperança, Retiro, Pedras Preciosas, Parque das Palmeiras e Granjas Bethel.

Quinta-feira (23/10) – Parte da Região Sul: Bairros Santa Cecília, Mundo Novo, Alto dos Passos, Bom Pastor, Vila Ozanan, Furtado de Menezes, Olavo Costa, Vila Ideal, Granjas Primavera, Granjas Santo Antônio, Solidariedade, Guaruá, Boa Vista, Santa Luzia, Graminha, Cruzeiro do Sul e Bela Aurora (parte baixa).

Região da Cidade Alta:

Dias 17, 21 e 23/10: Portal da Torre, Caiçaras, São Pedro, Colinas do Imperador, Bosque do Imperador, Marilândia, São Clemente, Santos Dumont, Alto dos Pinheiros, São Lucas, Granville, Adolfo Vireque, Morada do Serro, Bosque Imperial, Rua A do Borboleta, Nova Germânia, Parque das Águas, Neo Residencial, Spinaville, Via do Sol, Residencial Alvim, Vinha Del Mar.

Dias 20, 22 e 24/10: Aeroporto, Mandala, Granjas do Bosque, Novo Horizonte, Portal do Aeroporto, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra, Nova Califórnia, Bosque Imperial, Parque Imperial, Chalés do Imperador, Chalés do Algarve, Mirante, Nossa Senhora de Fátima, Serro Azul, Jardim Casablanca, Cidade Universitária, Santana, Borboleta, Conjunto Flamboyants.

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Estiagem:Juiz de Fora ter? rod?zio no abastecimento de ?gua