Campanha de vacinação contra brucelose é lançada em Juiz de Fora

A campanha de vacinação do gado brucelose está aberta em Juiz de Fora. Neste ano o produtor pagará R$ 2 pela dose. A parceria é da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) com o Sindicato Rural. No ano passado, 524 bezerras foram vacinadas contra a zoonose, beneficiando 95 produtores de leite.
A vacinação é obrigada por lei federal e corresponde ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose. A norma prevê que os criadores de gado de leite devem vacinar suas bezerras com idade entre três e oito meses contra as doenças. A aplicação só pode ser efetuada por médico veterinário cadastrado.
- Bancários fazem manifestação contra assédio moral em Juiz de Fora
- Trechos da BR-040 serão interditados ao longo da semana entre JF e BH
Para facilitar e baratear o cumprimento da norma pelos pecuaristas, a SAA e o sindicato fizeram a parceria nos seguintes termos: o sindicato adquire as doses da vacina e os veterinários da SAA fazem o procedimento. O transporte e a logística também são subsidiados pela PJF.
Os produtores podem fazer sua inscrição na sede da SAA, no sindicato ou nas sedes de suas associações de produtores e informar o número de animais que devem receber a medicação. O comprovante de vacinação deverá ser retirado no Sindicato Rural, onde o serviço será pago. É importante que o produtor tenha posse do documento comprobatório, já que a não vacinação pode gerar multa pelo órgão fiscalizador do estado, nesse caso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Com informações da PJF