Contra o aumento
Estudantes rabiscam ?nibus e fecham a Rio Branco em protesto contra o aumento das passagens de ?nibus em JF

Ricardo Corr?a
Fernanda Leonel e
Fernando Rocha
Rep?rteres

01/02/2006

Uma passeata organizada pelo Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) da UFJF interrompeu o tr?nsito no centro da cidade nesta quarta-feira, dia 1? de fevereiro. A manifesta??o come?ou na Universidade por volta das 10h, percorrendo os bairros Dom Bosco, S?o Mateus, Avenida Independ?ncia, Avenida Rio Branco e chegando em frente ? C?mara Municipal por volta das 14h, onde ficaram concentrados.

O motivo do protesto "? o aumento do pre?o da passagem de ?nibus", afirma o estudante de ci?ncias sociais e membro do DCE, Eduardo Freitas. "Al?m de exigir o meio-passe para estudantes". Os estudantes chegaram a fechar o tr?nsito no cruzamento da rua Halfeld com a Avenida Rio Branco por alguns minutos.

Eles escrevem de giz e pinc?is m?gicos na lataria e nos vidros de dezenas de ?nibus. Frases de protestos, xingamentos ao prefeito Alberto Bejani e pedidos de passe livre. Durante toda a tarde, os ?nibus rodaram pela cidade rabiscados com "1,55 n?o d?" e outras frases. No ch?o da faixa vermelha de pedestres, em frente ao Pa?o Municipal, mais protestos.

Dentro dos ?nibus nenhum espa?o, insatisfa??o de usu?rios e trabalhadores do transporte. O auxiliar de transportes, Jos? Bas?lio, que trabalha na linha 111, n?o est? satisfeito com os resultados do aumento do pre?o das passagens de ?nibus em Juiz de Fora. Ele diz, que assim como aconteceu em outros anos, o rejuste de 2006 n?o trouxe nenhum benef?cio para a sua classe.

De acordo com o cobrador de ?nibus, apesar de uma das justificativas apontadas pelos donos das empresas de transporte para o aumento na passagem ser a possibilidade de valorizar mais os funcion?rios rodovi?rios com aumentos de sal?rio, a eles nada ainda foi repassado.

Diverg?ncias
Jos? Bas?lio afirma que ele mesmo sofre com o aumento no pre?o dos passes. "Eu tenho uma fam?lia de quatro membros. Toda vez que vou passear com eles j? gasto muito dinheiro, se eu for pensar na propor??o do meu sal?rio, esses R$ 0,25 fazem toda a diferen?a quando se lembra que s?o quatro pessoas andando de ?nibus na ida e volta." Ele complementa dizendo que s?o os mais pobres que mais sofrem com esse reajuste, j? que eles s?o os maiores usu?rios desses tipo de servi?o.

A instrutora de inform?tica Michelle Avelar (foto), concorda com a opni?o do cobrador. Para ela, os reajustes das passagens de ?nibus n?o acompanham o sal?rio dos trabalhadores. A instrutora tamb?m destaca como s?o desproporcionais as cobran?as do uso dos ve?culos. "Acho que quem anda trechos de ?nibus menores deviam pagar menos. Tudo tem que ser proporcional".

O empres?rio, Eduardo Mansur, estava em uma linha da Via??o Santa Luzia como passageiro, mas sabe muito bem o que ? o outro lado da hist?ria. Propriet?rio de uma empresa de transporte de passageiros, ele sabe que os pre?os do petr?leo fizeram com que os custos fixos das empresas aumentasse muito e por isso fica dif?cil n?o reajustar as tarifas.

"Em rela??o ao valor eu n?o sei, porque eu n?o tenho a planilha deles, mas eu posso dizer que realmente os pre?os do ?leo diesel, os gastos com pneu e outros dificultam muito. Reajustar ? inevit?vel. O que est? errado ? o sal?rio do trabalhador e n?o o pre?o da passagem. E o pior ? que o sal?rio s? aumenta em abril e a passagem j? foi reajustada", reconhece Eduardo Mansur.

Ontem ? tarde, os sindicatos que representam os rodovi?rios e os donos de empresas de ?nibus se reuniram para discutir o aumento do sal?rio dos servidores, mas n?o chegaram a consenso na hora da aprova??o do aumento. Ainda deve ser marcada uma reuni?o dos donos de empresas de transporte de Juiz de Fora com o Minist?rio do Trabalho local, mas a data e hor?rio ainda n?o foi definida.



Coment?rios enviados por email

Nesta quarte-feira, ao caminhar pela Avenida Rio Branco quase na esquina da Rua Esp?rito Santo, meus pensamentos voltaram a um passado recente. Me v? entre as centenas de estudantes, que com suas rebeldias que lhes s?o inerentes, protestavam justamente contra esse absurdo do valor da passagem de ?NIBUS, imposta ? popula??o pelo atual prefeito.

Fui militante do movimento estudantil por v?rios anos, meu sentimento era de juntar-se ? esses jovens e denunciar esse absurdo, mas o trabalho me esperava e n?o pode, lamentalvelmente, dar minha contribui??o. A maioria das lideran?as pol?ticas e dos movimentos sociais se omitem contra esse absurdo, nossos sindicatos na grande maioria com suas praticas pelegas, n?o se manisfestam e popula??o fica ? merce da demagogia do atual prefeito.

N?o ? a primeira vez, pra quem prometia que a partir de janeiro de 2005 a tarifa baixaria de valor, passando para R$1,10, ? isso que o povo recebe. N?o ? ? toa que o empres?rio da Astransp, sempre contribuem para as campanhas desses pol?ticos. Seja atrav?s de uma ?nica empresa ou se sabe l?...

For?as aos estudantes, muita guarra, denunciem, mobilizem toda a sociedade, pois contra o discurso f?cil, sem compromisso, somente a mobiliza??o popular. Denuncie esse bando de vereadores, que trocam algumas indica?es de cargos na administra??o , sendo subservientes e capachos. A camara ? nossa, vamos ocup?-la e exigir a apresenta??o p?blica da planilha que indicou esses aumentos... Auditoria j?! Que se abram as concorr?ncias para explora??o do transporte urbano coletivo. e por falar em sindicatos, cad? os sindicatos dos rovi?rios?

Wilhans Lopes de Moraes
Ex- lideran?a erstudantil
Funcion?rio p?blico