JF inicia período de estiagem com índices das represas abaixo do esperado
"Vamos enfrentar problemas em 2015", afirma o diretor presidente da Cesama, André Borges. Prefeitura lança neste sábado campanha de uso consciente de água
Repórter
20/03/2015
O período de maiores índices de chuva fecha com as mananciais a baixo da média em Juiz de Fora. Durante coletiva desta sexta-feira, 20 de março, o diretor-presidente da Cesama, André Borges, afirma que o ano de 2015 será de alerta para o consumo de água, com rodízio por tempo indeterminado. "Vamos enfrentar problemas durante o ano, por isso caso seja preciso, vamos ampliar os rodízios, sendo mais transparente possível quanto à situação de abastecimento durante os meses de estiagem", afirma. Os meses de verão encerram com as represas João Penido com 41% da capacidade, Chapéu d'Uvas 52%, São Pedro com 92% e vazão satisfatória para o Ribeirão Espírito Santo.
Outro dado preocupante são os índices de economia de água, mesmo com as ações de abastecimentos intercalados. No início do rodízio de abastecimento, em outubro de 2014, a economia esteve em 6%, mas caiu no período de férias, chegando em dezembro a 1,9%. Já em fevereiro, os número subiram, atingindo 3,9% de economia. "O nosso maior aliado agora será a mudança de hábito com a conscientização da população. Para isso, vamos iniciar neste sábado um grande campanha", reforça.
Atualmente, com 250 l/s, o manancial de Chapéu d'Uvas é colocada como uma das saídas para a preservação da baixa da João Penido. A intenção é que represa passe a fornecer até o final do ano, cerca de 400 l/s para a cidade, aliviando a sobrecarga das outras. "A nova adutora corresponde a 10 vezes o tamanho da João Penido, por isso vamos agilizar o processo de adaptação para que possamos contar, cada vez mais, com este recurso. Tenho que destacar que a população não precisa ficar receosa quanto a qualidade da água, pois todos os estudos e medidas de limpeza, para garantir a qualidade, estão sendo tomadas", completa.
Para os casos de denúncias de uso irregular da água, a Cesama montou uma equipe de oito pessoas, para fazer as visitas nas casas denunciadas. Já foram registradas 250 visitas, e o grupo também é responsável por ministrar palestras de conscientização em escolas e empresas. O número do disque denúncias é o 115.
Campanha: Água é vida, cuide bem
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no próximo domingo, 22 de março, a Prefeitura preparou o lançamento da campanha "Água é vida, cuide bem". Ela começa a ser veiculada nas TVs e rádios, a partir deste sábado, 21, e traz temática lúdica com o intuito de sensibilizar as crianças. De acordo com o secretário de comunicação, Michael Guedes, o foco da ação é o público infantil. "Queremos que as crianças façam o papel de sensibilizar as famílias quanto o uso consciente, levando tema para sala de aula . Após pesquisas nos certificamos que os resultados que emergem deste público são mais duradouros", explica Guedes.
A campanha terá um mascote, que é a molécula de água com características de animação. Na semana que vem será lançado na internet uma enquete com nomes sugeridos para o mascote, e com votação aberta ao público. Além dos spots de rádio e propagandas de TV, a Comunicação também elaborou panfletos que serão distribuídos pela cidade, anúncios de jornais e revistas, cartazes para elevador e banners para as páginas das redes sociais e site. "Nas ferramentas digitais vamos poder explorar um pouco mais o conteúdo de conscientização, com dados mostrando que atitudes simples podem causar muito desperdício ou economia", completa o secretário de comunicação.
- Baixo nível de represas mantêm sinal de alerta para abastecimento de água em JF
- Conta de água em Juiz de Fora ficará 10,04% mais cara a partir de abril
- JF permanece com rodízio de abastecimento de água por tempo indeterminado