Juiz de Fora tem 123 pessoas desalojadas e trás fam?lias desabrigadas

Por

Juiz de Fora tem 123 pessoas desalojadas e tr?s fam?lias desabrigadas
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013, atualizada às 18h

Juiz de Fora tem 123 pessoas desalojadas e três famílias desabrigadas

Jorge Júnior
Editor

Devido as fortes chuvas que assolam Juiz de Fora, 123 pessoas estão desalojadas no município e três famílias desabrigadas, segundo informações do subsecretário de Defesa Civil da cidade, Marcio Deotti. "Ainda não registramos pedidos que demandassem a utilização de abrigo temporário. Temos dois tipos de situação, a primeira são as famílias desalojadas, que nós retiramos das casas, mas elas podem voltar. A segunda são as pessoas desabrigadas, que não têm condição de retornar ao lar", explica.

De acordo com Deotti, as três famílias que estão desabrigadas, foram afetadas no temporal da última quarta-feira, 25 de dezembro, quando aconteceu o desabamento no bairro Jardim Natal. "Esses cidadãos estão sendo abrigados por familiares, mas o setor de serviço social do departamento está providenciando o encaminhamento para o aluguel social, no qual eles terão direito a R$ 240 de ajuda da Prefeitura, caso não tenham onde morar. Em outros casos, o porta-voz da pasta conta que a DC realiza o atendimento necessário, de acordo com a demanda da pessoa. "Se o indivíduo perdeu alimentos, doamos cesta básica, por exemplo."

Doações

Com essa situação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início nesta quinta-feira, 26, ao recolhimento de doações de roupas e alimentos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Para ajudar na campanha Bem Comum, basta se dirigir aos postos de arrecadação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Confira onde as doações podem ser entregues:

  • Espaço Cidadão JF Centro – avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld.
  • Unidade Regional Nordeste – rua Santa Terezinha 172 – Santa Terezinha.
  • Unidade Regional Oeste – avenida Presidente Costa e Silva 1.800 – São Pedro.
  • Unidade Regional Norte – rua Inês Garcia 357 – Benfica.
  • Unidade Regional Sul – rua Porto das Flores 270 – Santa Luzia.
  • Centro Pop – rua Oswaldo Veloso 190 – Centro.
  • Sede da Prefeitura de Juiz de Fora – avenida Brasil 2.001/Térreo – Centro
  • Secretaria de Desenvolvimento Social – rua Halfeld 450 – Centro.

O Independência Shopping também organizou um posto de coleta de doações para as famílias vítimas das chuvas que castigaram Juiz de Fora nos últimos dias. A partir desta sexta-feira, 27, as doações poderão ser entregues durante todo o horário de funcionamento do shopping no SAC , que fica no L2.

Por orientação da Defesa Civil, podem ser doados, preferencialmente, alimentos não perecíveis, roupas, água e produtos de higiene e limpeza. Todo o material arrecadado será entregue à Defesa Civil que vai destiná-lo às famílias que estão precisando de ajuda. Caso toda a demanda de Juiz de Fora seja suprida, a Defesa Civil encaminhará as doações às vítimas das chuvas no estado do Espírito Santo.

Chuvas

A média normal de chuvas está acima da média neste mês, de acordo com levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), com base nos pluviômetros instalados na cidade. Na região do bairro Graminha, por exemplo, já choveu o equivalente a 511,8 milímetros. O acumulado de dezembro já é 85% superior ao esperado para todo o mês nesta área, que é de 277mm.

A barragem de Chapéu d´Uvas está sendo operada com as comportas fechadas, como é comum nesta época do ano. Cerca de um terço da água que atinge a bacia hidrográfica - e que influencia diretamente na cheia do Rio Paraibuna na zona urbana - fica retida na barragem. Isso tem impedido problemas maiores na cidade, mesmo com o grande volume de chuva. A quantidade dos últimos dias entre a barragem e o Centro da cidade foi grande e intensa, contribuindo significativamente para o aumento do volume do rio nesta região.

Ocorrências

A Defesa Civil registrou das 17 horas da quarta-feira, 25 até às 16h35 desta quinta-feira, 26, um total de 205 boletins de ocorrência. A região Norte teve 56 chamados; seguida pela Leste com 45; a Sul com 34; a Sudeste com 30; a Nordeste com 23; o Centro com 12 e a Oeste com cinco. Destas, 81 correspondem a deslizamentos de talude; 59 a ameaça de escorregamento de terra; 14 são orientações técnicas preventivas, além de alagamentos, trinca em parede e laje e reavaliações.

A Secretaria de Obras está realizando o conserto de erosões na rua Cesário Alvim (Centro); a recuperação de galeria na rua Barão do Retiro (Marumbi) e na Rua Piauí (Jardim do Sol); além do reparo da rede na rua Francisco Vaz de Magalhães (Cascatinha). Foi realizada também a retirada de barreiras na Estrada de Pirapetinga - Torreões, na Estrada do Pernambuco em Monte Verde, na Estrada dos Cordeiros - BR 040 e na Estrada Anna Pereira em Torreões.