Manifestação contra aumento da passagem em Juiz de Fora

Por

Manifesta??o re?ne diferentes grupos Mesmo com o aumento da passagem para R$ 1,75, estudantes, CUT, associa?es de bairros e sindicatos persistem na luta

Renata Cristina
Rep?rter
01/03/2007

Diferentemente das outras passeatas pelo centro de Juiz de Fora, em que somente estudantes ganhavam ?s ruas, nesta quinta-feira, o movimento contou com representantes de diversos setores sociais.

A quinta manifesta??o contra o reajuste de 13% no pre?o da passagem de ?nibus teve car?ter peculiar, pois reuniu, em uma mesma tarde, estudantes, CUT, partidos pol?ticos, associa?es de bairros e sindicatos.

A concentra??o teve in?cio por volta de 12h, no Cal?ad?o da Rua Halfeld. Um pequeno conflito com a Pol?cia Militar aconteceu logo no in?cio da movimenta??o, quando manifestantes penduraram um boneco do prefeito Alberto Bejani em um dos postes da Halfeld.

Embora o grupo tenha ficado tenso com a repres?lia, n?o houve tumulto. Alguns dos presentes aproveitaram o momento para falar no microfone e recordar a censura vivida em tempos de Ditadura Militar.

Estudantes e coordenadores de associa?es de bairros recolheram assinaturas para o abaixo-assinado. Outros, se encarregaram da distribui??o de 10 mil panfletos, que esclareciam a popula??o a respeito dos objetivos do Comit? Contra o Aumento da Passagem de ?nibus.

A moradora da Zona Norte, J?lia Ribeiro de Freitas, foi uma das que convidava a popula??o para assinar o documento. "Sou professora e sei que o educador n?o tem condi?es de arcar com um pre?o t?o abusivo das passagens", diz.

J? a despachante Vera L?cia de Almeida assinava o abaixo-assinado, pois n?o sabe como ir? fazer para manter os gastos da fam?lia. "Por dia, gasto oito passagens em minha casa. Vou ter que refazer o planejamento financeiro", lamenta.

Ap?s a movimenta??o no Cal?ad?o, o grupo seguiu em dire??o ? C?mara, para protocolar o pedido de audi?ncia p?blica (leia!). A entrada no pr?dio foi pac?fica e a entrega do documento foi oficializada por P?ricles Lima, presidente do Comit?.

Os estudantes permaneceram na C?mara por cerca de 15 minutos e clamaram pela realiza??o da audi?ncia. "Devido ao recesso parlamentar, ainda n?o h? data para que a reuni?o aconte?a", informou o presidente da C?mara, Vicent?o. Logo ap?s, a manifesta??o teve fim.

Agress?o

Uma reuni?o entre os representantes do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) est? marcada para esta sexta-feira, dia 02. Na ocasi?o, ser?o reunidas as provas relativas ? agress?o f?sica, durante o confronto de Policiais Militares e estudantes, no ?ltimo dia 13 de fevereiro.

"A Comiss?o de Direitos Humanos da OAB ir? analisar os documentos para darmos entrada em um processo no Minist?rio P?blico", afirma Fabr?cio Linhares, coordenador do DCE.

Um outro encontro est? marcado para esta sexta, 02 de mar?o, ?s 18h30, no Sindicato dos Banc?rios. De acordo com o secret?rio geral da CUT regional, Sebasti?o Gerson, a reuni?o definir? os rumos do movimento contra o aumento da passagem de transporte urbano.