Situação do Parque Halfeld é levantada na Câmara de JF

Por

Situa??o do Parque Halfeld ? levantada na C?mara de JF
Quarta-feira, 8 de janeiro de 2014, atualizada às 17h20

Situação do Parque Halfeld é levantada na Câmara de JF

Laura Lewer
*Colaboração

Na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro, foi conduzida no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora a segunda audiência pública do primeiro período deste ano. O debate, de autoria do vereador José Fiorilo (PDT), teve como tema a finalidade e uso do Parque Halfeld. Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Juiz de Fora e da Polícia Militar (PM).

Durante a audiência, Fiorilo lembrou da importância do Parque Halfeld na história cultural e social de Juiz de Fora e destacou a transformação que aconteceu nos últimos anos. "Vemos nas manchetes que o parque está sendo frequentado por delinquentes e sendo usado como ponto de drogas. Observando essa grande falta de respeito com a população, decidimos pedir uma audiência pública", diz. O vereador destacou que algumas medidas como o policiamento já são visíveis, mas deixou claro que outras atitudes também devem ser tomadas. "Segurança não é só polícia. A iluminação também é importante, além da poda das árvores", comenta.

A preocupação foi reforçada pelos moradores que assistiram a audiência, como o estudante de Direito Jonas de Almeida. "Tem que mudar tudo, não sei se só o policiamento adianta. No parque tem violência e tráfico. O problema vai muito mais além, é uma questão de segurança pública", opina o estudante. De acordo com vereador, um abaixo-assinado de segurança no local com mais de mil assinaturas de moradores da região foi enviada à Câmara no começo de 2014.

Segundo a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andreia Goreski, a Prefeitura já está tomando medidas imediatas, como a presença da Guarda Municipal e recomposição das pedras portuguesas, e planejando as ações que serão tomadas no futuro. Andreia informou que entre as ações de longo prazo estão as melhores condições dos banheiros, poda das árvores, criação de uma legislação que regulamente o tempo de permanência das pessoas no parque, maior proteção do parquinho, instalação de olhos vivos com câmeras e instalação da nova iluminação, que está prevista ainda para o início deste ano. De acordo com a secretária, a busca pelos recursos já está em andamento.

*Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF