Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, atualizada às 16h12

Fiéis celebram Santa Bárbara nesta sexta-feira

Matriz de Santa Bárbara do Monte Verde

Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, os fiéis celebram Santa Bárbara. Considerada protetora contra relâmpagos e tempestades, a padroeira será homenageada nas comunidades que lembram o seu nome. Em Juiz de Fora, a celebração festiva será às 19h, na Capela Santa Bárbara, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na rua Pedro Nava, em Benfica. Ainda haverá oração do terço às 6h, 12h, 15h e 18h.

Já na Paróquia Santa Bárbara, no município de Santa Bárbara do Monte Verde, à 61 km de Juiz de Fora, o bispo Dom Gil Moreira ministrará a missa, às 19h, seguida de procissão. Na cidade ainda terá a missa sertaneja, logo após o almoço, às 11h, além de um leilão de prendas depois da procissão em homenagem a santa.

Santa Bárbara

A santa nasceu na Ásia Menor, filha de pais pagãos. Por conta própria, se aprofundou no cristianismo e pela dedicação, acabou condenada à morte por degolação. A jovem teve os seios cortados e depois foi conduzida para fora da cidade, onde o próprio pai a executou. Quando a cabeça dela rolou pelo chão, um imenso trovão irrompeu pelos ares.


Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora