Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, atualizada às 14h

Morre professor da UFJF Lúcio Guedes Barra

Morre professor da UFJF Lúcio Guedes Barra

O professor Lúcio Guedes Barra morreu, na madrugada desta segunda-feira, 16 de dezembro. O corpo está sendo velado no Cemitério Parque da Saudade, na Capela 1, e o enterro será realizado às 16h desta segunda-feira.

Para o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, Lúcio Barra foi um exemplo de dedicação à Universidade, já que foi cinco vezes diretor da faculdade. A atual diretora da faculdade e sucessora de Barra, Miriam Aparecida de Oliveira Pinto, também ressaltou a contribuição dada por ele ao desenvolvimento da faculdade.

Vida

Farmacêutico e bioquímico formado pela UFJF, era especialista em Progresso em Ciências Farmacêuticas e em Gerência em Recursos Humanos, sendo professor da Faculdade de Farmácia desde 1972.
Ocupou por cinco vezes o cargo de diretor e duas vezes o de vice-diretor da faculdade; coordenador do curso de Farmácia; presidente da Sociedade de Farmácia e Bioquímica de Juiz de Fora; diretor das Farmácias Universitárias; presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Hospital Universitário; pró-reitor de Assuntos Comunitários; pró-reitor de Planejamento; secretário do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais; e autor de diversas publicações na área.

Entre as inúmeras homenagens que recebeu durante a sua carreira, foi agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2012, concedida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) a aqueles que se destacaram por contribuir de forma veemente ao progresso da ciência e da profissão, sendo a maior honraria concedida aos farmacêuticos no estado.

Por seu largo caráter e dedicação incondicional à Farmácia, Barra também deu nome ao prêmio do CRF-MG que homenageia os farmacêuticos recém-formados que são referência por seu comprometimento com os estudos e o futuro da profissão. Lançado em julho de 2013, o Prêmio Professor Lúcio Guedes Barra está sendo entregue ao destaque acadêmico de cada turma durante a cerimônia de colação de grau das faculdades de Farmácia de todo o Estado.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Morre professor da UFJF L?cio Guedes Barra