Horário de vevão começa no dia 17 de outubro

Por

Quarta-feira, 15 de setembro de 2010, atualizada às 16h

Horário de verão começa no dia 17 de outubro 

Da Redação

O horário de verão começa no dia 17 de outubro, conforme divulgou o Ministério de Minas e Energia (MME), nesta quarta-feira, 15 de setembro. Segundo o Decreto nº 6.558/2008, a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.

Entre 13 de outubro de 2009 e 19 de fevereiro de 2010, a Cemig registrou redução diária de 250 megawatts (MW) na demanda máxima em Minas Gerais, que ocorre no horário de pico, das 18 às 22 horas. A economia de energia elétrica durante os 126 dias foi de 31.500 MW, valor suficiente para abastecer a cidade de Juiz de Fora, incluindo seu setor industrial, durante 20 dias.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken