Sexta-feira, 20 de maio de 2016, atualizada às 17h37

Feira da Caridade lança projeto de coleta seletiva Ecolixo do Bem em JF

foto

Cerca de 200 pessoas estão envolvidas nos dois dias da IV Feira Católica da Caridade que teve início nesta sexta-feira, 20 de maio, no Parque Halfeld. Ao todo, são 22 estandes de divulgação de projetos ligados ao braço da Arquidiocese para ações de caridade, chamado 'Vicariato da Caridade', que envolve trabalhos das pastorais e grupos católicos do município. No sábado, 21, a exposição será de 8h às 14, com oficinas com produtos recicláveis para as crianças, aberto ao público, das 10h às 12h.

Segundo a secretária do Vicariato da caridade, Ane Carolina Schuwarten, o evento pretende divulgar todos os trabalhos sócio-caritativos desenvolvidos durante o ano pelas pastorais e organismos ligados a caridades. “O intuito também é conseguir resgatar pessoas que queiram trabalhar ou serem assistidas por estes projetos”, explica. Alguns dos trabalhos divulgados são a Pastoral Carcerária, Conselho Metropolitano SSVP, Pastoral da Criança, Obra dos Pequeninos de Jesus, entre outros.

Estarão expostas para atendimento ao público tendas do INSS, Hemominas e da Escola de Enfermagem da Santa Casa, com aferição de pressão e outros atendimentos. O evento contará também com a participação das crianças do Instituto João Emílio e dos Médicos do Barulho.

Ecolixo

Durante a ação está sendo lançado o projeto de coleta seletiva em condomínios da região Central de Juiz de Fora, chamado 'Ecolixo do Bem'. A iniciativa surgiu de uma vontade dos moradores do 'quadrilátero' da Igreja São Sebastião de cuidar dos resíduos recicláveis de forma responsável, além de trabalhar com um novo olhar para zelo com o ambiente comum, como o Parque Halfeld, com base no tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

foto foto

Segundo a voluntária responsável pelo planejamento do projeto, Sheila Barbosa, as pessoas que tiverem interesse em receber a assistência de separação e destinação correta dos recicláveis, poderão se inscrever no estande da ação. “Recebemos hoje (sexta) 12 coletores, que visitaram os pontos onde farão os trabalhos de recolhimento dos itens recicláveis. Além de três professores pedindo orientações para receberem as palestras sobre o assunto junto com a Polícia Militar do Meio Ambiente e outros nove síndicos solicitando a adesão ao programa”, destaca.