• Assinantes
  • Cidade
    Quarta-feira, 4 de julho de 2018, atualizada às 16h51

    Prefeitura sanciona Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora

    Da redação

    O Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora (PDP/JF), coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), foi sancionado na tarde de terça-feira, 3 de julho, após período de análise e proposição de emendas pela Câmara Municipal. O prefeito Antônio Almas, assinou a sanção e apresentou o documento para integrantes do Legislativo e demais autoridades, além da imprensa.

    O Plano Diretor trata da política de desenvolvimento e expansão urbana, onde se originam diretrizes, princípios, objetivos e demais dispositivos que visam orientar o processo de planejamento territorial do município.

    O texto base foi elaborado entre 2013 e 2015, construído a partir de processo participativo, conforme diretrizes previstas no “Estatuto da Cidade”, através da Lei Federal 10.257/2001. Movimentos populares, entidades vinculadas ao desenvolvimento urbano e o poder público participaram de oficinas comunitárias, reuniões técnicas e eventos de capacitação, e aprovaram o texto, revisado pelo Executivo nas suas questões técnicas e de natureza legal, e enviado à Câmara Municipal em 22 de agosto de 2016.

    O PDP/JF foi definido em 2000, e aguardava, desde então, a atualização do documento e suas especificidades.

    Prazos

    Em 16 e 17 de outubro de 2015 o documento foi aprovado, na conferência do “Plano Diretor”. Em 28 de maio de 2018 foi a vez das emendas, pela Constituição Municipal de Juiz de Fora, enviadas ao Executivo em 12 de junho de 2018, chegando agora à sanção do prefeito.

    O Plano Diretor Participativo entrará em vigência em 180 dias, a contar da sanção. A partir daí será criado o ‘Sistema Municipal de Planejamento’, que receberá da Seplag, também em até 180 dias (3 de julho de 2019), o cronograma detalhado, com prazos de revisão, regulamentação e alteração das leis e projetos ali previstos.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.