Rua Marechal Deodoro ganha nova estrutura 

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
14/03/2019

A Rua Marechal Deodoro – no trecho compreendido entre Avenida Rio Branco e Rua Batista de Oliveira - passa por uma reestruturação. A partir desta quinta-feira, 14 de março, a via estará toda modificada, com a implantação do projeto “Ruas Completas”, desenvolvido pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A parceria promove um novo conceito, conhecido como Urbanismo Tático. A proposta é humanizar o local, criando um espaço mais democrático e seguro para todas as pessoas, garantindo também maior integração. O projeto “Ruas Completas” tem o objetivo de mudar o paradigma de desenho viário ainda praticado no Brasil, que privilegia os veículos motorizados e não as pessoas.

A proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que esforços para a melhoria da segurança viária se mostram ainda insuficientes para alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. Uma das coisas importantes nessa mudança de forma urgente é o planejamento e o desenho das vias, que têm grande influência em como as pessoas se comportam no ambiente urbano.

A intervenção engloba parceria com a iniciativa privada, e serão criados espaços de convivência, com a montagem de cadeiras, por exemplo, implantação de quiosques. Além disso, as travessias entre as galerias serão sinalizadas nas calçadas, e tablados serão instalados conectando esses corredores.

Pioneirismo

Juiz de Fora é a única cidade mineira que integra a Rede, que conta com dez municípios brasileiros, dos quais, sete capitais. O objetivo do projeto é incentivar as cidades a desenvolver vias que priorizem pedestres e ciclistas, além de promover a democratização no uso do espaço público, favorecendo a acessibilidade e a convivência entre as pessoas e os diversos meios de transporte urbano.

[LEIA MAIS]

Juiz de Fora Para as Pessoas

Dentro das atividades, também acontece a Exposição “Juiz de Fora para as Pessoas: Marechal Deodoro e Batista de Oliveira na lógica das Ruas Completas”, realizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e o grupo de pesquisa DOMVS, em parceria com a Settra, a Frente Nacional dos Prefeitos e o WRI Brasil. A mostra tem o objetivo de apresentar formas sustentáveis de interagir com o espaço urbano.

A exposição poderá ser visitada a partir dessa sexta, 15, até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h, com entrada gratuita, no Espaço Cultural dos Correios (Rua Marechal Deodoro, 470 – Centro).

ACESSA.com - Rua Marechal Deodoro ganha nova estrutura