Estoque de sangue do Hemominas está com baixa de 50% nos tipos A e O negativos

Por

Estoque de sangue do Hemominas est? com baixa de 50% nos tipos A e O negativos
Segunda-feira, 7 de maio de 2018, atualizada às 15h57

Estoque de sangue do Hemominas está com baixa de 50% nos tipos A e O negativos

Da redação

Com baixa no estoque de quase todos os tipos sanguíneos, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora aproveitará o Dia Internacional da Cruz Vermelha, celebrado nesta terça-feira, 8 de maio, para lembrar da importância da doação de sangue. Na data, a solidariedade está de mãos dadas com a ajuda humanitária, pilares marcantes da Cruz Vermelha e da Fundação. Conforme a chefe de Captação e Cadastro de doadores, Lidiane Moura, os estoques mais defasados são dos tipos O e A positivo, com queda de 15%, enquanto O e A negativos, a redução já chega a 50%.

Para comemorar a data, as instituições uniram-se para convidar diversos órgãos públicos - Bombeiros, Polícia Militar, Exército, escolas e entidades sociais da cidade, para participarem da campanha, doando sangue entre os dias 8 e 11 de maio. Para esta terça, estão confirmados grupos da Escola de Enfermagem (CECON) e do Exército.

Lidiane afirma que o objetivo da ação é divulgar a causa durante a data comemorativa, dando mais visibilidade a doação de sangue. "Antes mesmo de chegarmos no período crítico, que é o inverno, quando muitas pessoas ficam gripadas e não podem doar, já estamos enfrentando uma queda significativa em toda a rede da Fundação. Em alguns dias, a queda de comparecimento já chegou a metade do esperado", destaca. A cada 15 minutos um paciente precisa de transfusão de sangue, por isso, para atender a demanda, o Hemocentro precisa de uma média diária de 160 candidatos à doação.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 57 hospitais em 27 cidades de Juiz de Fora e região. Ele fica na Rua Barão de Cataguases, s/n. Centro. Os horários de funcionamento são de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 7h às 11h.

Critérios para doar

  • Apresentar documento de identidade oficial, com foto;
  • Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
  • Ter e estar com boa saúde;
  • Não estar em jejum.  Após o almoço, aguardar 3 horas;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
  • Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes;
  • Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há pelo menos 1 ano;
  • Outros critérios serão avaliados durante sua consulta com o triagista.