• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Terça-feira, 12 de novembro de 2019, atualizada às 12h46

    Hemominas emite alerta devido baixa em 50% do estoque de O negativo e positivo

    Angeliza Lopes
    Repórter

    A Fundação Hemominas de Juiz de Fora emitiu alerta à população nesta segunda-feira, 11 de novembro, devido a baixa em 50% do tipo sanguíneo 'O' positivo e negativo em todo o estoque da rede. O chamamento pretende despertar as pessoas para que doem sangue antes do feriado prolongado da Proclamação da República, na próxima sexta-feira, 15.

    Segundo a responsável pelo setor de captação e de doação de sangue e medula óssea, Lidiane Moura, o banco de sangue já está em queda e a situação poderá ficar ainda mais crítica devido o feriado. Para aumentar as chances de captação, o Hemominas terá funcionamento interrompido apenas na sexta, 15, mas retorna no sábado, 16, de 7h às 12h. "Para se ter uma ideia da gravidade, já tivemos que cancelar cirurgias eletivas para pacientes O negativo. Este tipo sanguíneo é muito usado, já que é doador universal, mas só recebe do mesmo", explica.

    Além das demandas hospitalares e para cirurgias, grande parte das doações atendem pacientes oncológicos que necessitam das plaquetas. Elas são componente sanguíneo específico que duram apenas cinco dias fora do corpo humano - saiba como doar plaquetas e suas especificidades. "Com o feriado também aguardamos maior demanda por sangue devido aos acidentes que são registrados nas rodovias", destaca Lidiane.

    Quem tiver condições de doar, deve comparecer na Rua Barão de Cataguases, s/n. Centro, de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h, portando um documento oficial com foto. O doador não pode estar de jejum no dia da coleta. Após o almoço, aguardar 3 horas.

    O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende a 57 hospitais em Juiz de Fora e 27 cidades da região.

    Outros critérios para doar

    • Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
    • Pesar mais de 50 kg;
    • Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
    • Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
    • Não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes;
    • Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há pelo menos 1 ano;
    • Outros critérios serão avaliados durante sua consulta com o triagista.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.