Quarta-feira, 8 de maio de 2013, atualizada às 12h

Rose Valverde inaugura a mostra Fábrica de Desenhos no CCBM

Jorge Júnior
Subeditor
mostra

"A necessidade de repensar meu percurso de trabalho em arte e educação foi um dos motivos para propor o projeto", explica a professora de desenho artístico, de quadrinhos e de moda da Secretaria de Educação (SE), Rose Valverde, também representante de artes plásticas no Conselho Municipal de Cultura, que inaugura a mostra Fábrica de Desenhos, nesta quinta-feira 9, e segue até 2 de junho, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na avenida Getúlio Vargas 200, Centro.

O trabalho é resultado de 11 anos de atuação no Centro de Educação do Menor (CEM) e fruto da produção dos mais de 410 alunos que passaram pelas orientações da artista.

A mostra reúne três painéis com fotos dos alunos e desenhos feitos pelos estudantes durante a aula, e pela própria Rose. "Espero, através dessa mostra, ampliar a valorização do ensino de desenho de observação como um aliado no registro da memória, assim como incentivar a preservação e a valorização de nosso patrimônio artístico e cultural." Segundo a educadora, o projeto está em consonância com pesquisas sobre o ensino e valorização do desenho, que vêm sendo realizadas nacionalmente, conforme ela observou no XXII Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil - SP, em 2012.

Sobre a concepção do trabalho, Rose explica que o fato de ministrar cursos de desenho dentro do espaço da antiga Fábrica Mascarenhas fez com que a referência histórica do local começasse a fazer parte do projeto naturalmente. A alusão incluiu a própria história do Bernardo Mascarenhas e culminou na mostra, apresentada dentro do centro cultural que leva o nome dele.

O primeiro painel é composto por 26 fotografias das aulas de desenho de modelo vivo. Enquanto um dos estudantes posava, a professora fazia um retrato junto com os alunos, ensinando detalhes técnicos e efeitos, como proporção e sombreamento. Os desenhos resultantes dessas aulas foram escaneados, impressos em tecido e também fazem parte do painel. "Através dos anos em que desenvolvi esse trabalho em sala de aula, fui reunindo registros, fotos, desenhos e esboços os quais serão expostos, com o intuito de mostrar os caminhos que temos feito nesses últimos anos", diz.

No segundo painel, uma performance foi preparada a partir de dez desenhos do entorno do CCBM. As figuras foram escaneadas e expostas com espaços vazios em volta. A intervenção utilizará este espaço para trabalhar questões como pichação e vandalismo.

O terceiro painel traz esboços e desenhos utilizados na classe, para exemplificar as técnicas e mostrar a aplicação de determinado efeito de pintura ou desenho. "A parte final é composta de várias obras que foram expostas durante as várias edições da mostra Professor Também faz Arte, sendo que algumas foram feitas especialmente para esse evento."

ACESSA.com - Rose Valverde inaugura a mostra F?brica de Desenhos no CCBM