Pessoas com 40 anos ou mais, com imunossupressão e e profissionais de saúde com 18 anos ou mais de idade podem buscar as Unidades Básicas de Saúde para receber a quarta dose ou a segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19, nesta terça-feira (5) das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.  

A vacina contra a Influenza, aplicada para o público geral nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 sem qualquer  problema. Com exceção das crianças, menores de 12 anos, que não podem tomar as doses contra a Covid-19 e outras vacinas no mesmo momento.  

O Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), local em que a imunização é exclusiva para o público de 50 anos ou mais, aplica das 8h às 16h.

A Secretaria de Saúde (SS) reitera a importância do recebimento da vacina de reforço contra a Covid e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua.

A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior.  Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses. As doses de reforço são específica para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 5 e 11 anos, que recebem apenas duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para esse grupo, caso elas sejam imunossuprimidas.

Documentação

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento.
 

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.

Para se imunizar, o profissional de saúde deve levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional. Todos os que serão vacinados devem levar, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível no site.

ACESSA.com - Prefeitura vacina contra a Covid-19 e gripe nas UBSs

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!