
Neste sábado (16) o Museu Ferroviário vai receber a Feira da Diversidade Religiosa, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento será realizado das 10h às 16h e contará com 25 expositores, representantes de religiões diversificadas. A programação contará com apresentações culturais, religiosas, aulas de yoga e dança, distribuição de livros, barracas com vendas de comidas típicas, artesanato e acessórios.
Como Juiz de Fora é uma cidade que abarca uma grande diversidade de culturas e pensamentos, a iniciativa, promovida pelo Comitê Municipal de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), tem o objetivo de valorizar as diferentes crenças e religiosidades que existem no município, como também fomentar o respeito e o combate à intolerância religiosa através de rodas de conversa, materiais informativos, comidas típicas, apresentações culturais e outras práticas.
Por mais que o Estado seja laico, alguns segmentos enfrentam o preconceito. No Brasil, religiões de matriz africana são alvos mais frequentes de ataques. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que, em 2021, foram registradas 15.296 denúncias de intolerância religiosa. Houve um aumento de 141% dos casos.
Confira a programação da Feira da Diversidade Religiosa:
- 10h15 - Hinos de louvor (Igreja Assembleia de Deus/Missões)
- 10h30 - Oráculo de Exú (Lupango Mata de Fogo (Quimbanda/Kimbanda)
- 10h45 - Dança Cigana e Árabe (Studio de Danças Lhissandrya Mey)
- 11h - Candomblé / Danças e Cânticos (Marcella de Guimarães Carvalho)
- 11h15 - Umbanda / Danças e Cânticos (IYÁ JANAINA T' OŞÚM)
- 11h30 - Candomblé / Danças e Cânticos (Silvio de Oliveira)
- 11h45 - Cantigas de Caboclo Mãe Tânia e seus Filhos: Douglas D'orá e Doing D'Odé
- 12h - 12h15 - Slam (poesia / hip hop) (Felipe Brito, Yasmim Moreira, Suyan Cristiano)
- 12h30 - 12h45 - Dança Cigana e Árabe (Studio Tablado Atabe Nabak)
- 13h - 13h15 - Hinos de louvor (Igreja Assembleia de Deus/Taubaté)
- 13h30 - 13h45 - Coral Ida Kominsky (Judaica)
- 14h - Palestra com Prof. Dr. Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Reis Simões / Tema: Diálogo Interreligioso
- 15h15 - Aula de Yoga (Renaturare)
A palestra das 14h, “Diálogo Interreligioso”, marca o encerramento do curso online gratuito “Diversidade religiosa enquanto Direito Humano”, uma parceria do Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos da SEDH com o Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa de Juiz de Fora. A capacitação teve início no dia 2 de maio e debateu questões de identidade, pluralismo religioso, intolerância e a importância do respeito e da busca pela paz.
Foto: Divulgação PJF